Provas do Concurso Nacional serão realizadas no dia 05 de maio em 228 cidades do país.
Faltando um mês para a prova do Concurso Nacional Unificado (CNU), os candidatos inscritos no certame precisam se atentar para alguns pontos importantes nessa reta final.
Pensando nisso, trouxemos a seguir algumas dicas que podem te ajudar a passar por esse momento de um jeito mais calmo e tranquilo. Dá só uma olhada:
Dicas de estudo para o CNU
Revisão intensiva: Dedique um tempo significativo para revisar os tópicos-chave e áreas de estudo mais importantes e que você tem mais dificuldades. Faça resumos, esquemas ou cartões de revisão que te ajudem a consolidar o conhecimento.
Simulados e provas anteriores: Outra boa dica é fazer simulados e provas de concursos anteriores cronometrando o tempo e lidando com a mesma pressão do dia do exame. Isso ajudará você a se familiarizar com o formato da prova, a gerenciar o tempo de forma eficaz e a identificar quais áreas precisam de mais atenção.
Identifique pontos fracos: Foque em áreas onde você ainda não se sente confiante e dedique tempo extra para estudá-las. Uma dica é incluir, além de revisão de conceitos, resolução de exercícios específicos ou consulta a materiais complementares.
Estabeleça metas diárias de estudo: Divida o material de estudo em pequenas metas diárias alcançáveis e trabalhe consistentemente para cumpri-las. Dessa forma você mantem o foco e garante que será estudado todo o conteúdo necessário antes da prova. Além do que você se motiva diariamente com as pequenas conquistas.
Cuide da saúde: Não negligencie sua saúde física e mental durante esse período que antecede as provas. Garante que esteja dormindo o suficiente e se mantendo hidratado. Outra coisa importante é praticar atividades físicas leves e fazer pausas regulares durante os estudos para evitar o esgotamento mental.
Revisão de estratégias de prova: Reflita sobre as estratégias de prova que você planeja usar, como a ordem de resolução das questões, gerenciamento de tempo e técnicas de eliminação de opções em questões de múltipla escolha. Essa dica te ajuda a ter mais segurança para imprevistos que possam aparecer no momento da prova.
Mantenha a calma: É normal sentir nervosismo antes de uma prova importante, mas tente manter a calma e confiar no seu preparo. Pratique técnicas de respiração e relaxamento tanto na sua rotina diária de estudos, quanto para lidar com o estresse no dia da prova.
Como serão as provas do Concurso Nacional?
A prova objetiva, comum para todos, será realizada na data prevista de 05 de maio de 2024.
Nesse mesmo dia, serão realizadas as provas objetivas de conhecimentos gerais, comuns a todos os candidatos inscritos, independentemente do cargo escolhido, além de provas de conhecimentos específicos e prova dissertativa que irão variar de acordo com cada área.
Após a primeira fase, os candidatos poderão ainda ser submetidos (a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas) a etapas de avaliação de títulos, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
Para realizar a classificação final dos candidatos, a banca irá medir o desempenho de cada candidato na prova, além de considerar também a ordem de preferência para os cargos que o candidato apontou no momento da inscrição.
As provas serão aplicadas em dois turnos, conforme segue:
Matutino (2h30 de prova)
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos gerais (20 questões) + prova discursiva de conhecimentos específicos do bloco.
- nível médio: provas objetivas (20 questões) + redação.
Vespertino (3h30 de prova):
- nível superior: provas objetivas de conhecimentos específicos (50 questões).
- nível médio: provas objetivas (40 questões).
CNU oferece mais de 6 mil vagas
O CNU oferta mais de 6 mil vagas em 21 órgãos e ministérios, como o IBGE e o MGI.
Ao todo são oito editais, um para cada bloco temático do certame. A página dos editais já está disponível para consulta dos candidatos. Clique aqui para acessar.
Lembrando que a Fundação Cesgranrio será a banca responsável pela organização e aplicação das provas de todo o certame.
Serão oferecidas 6.640 vagas para 21 órgãos e ministérios que compõe o poder público federal.
As vagas foram divididas em oito blocos temáticos, confira:
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados e Informação
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e Administração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário