Concurso MP BA define banca e edital pode estar próximo
Confira detalhes sobre o certame
O Ministério Público da Bahia (MP-BA) anuncia mais um avanço rumo ao concurso MP BA. A dispensa de licitação foi divulgada nesta quinta-feira, 13 de outubro, no Diário da Justiça do Estado.
A Consulplan foi a banca escolhida para comandar o certame. A empresa será responsável por receber as inscrições e viabilizar as etapas necessárias. Antes da liberação do edital, a banca juntamente com a comissão organizadora serão responsáveis por finalizar o cronograma.
Vagas concurso MP BA
De acordo com o documento, foram informados os cargos para provimento imediato e também para formação de cadastro reserva:
- Assistente técnico-administrativo;
- Analista Técnico.
O assistente técnico-administrativo terá como requisito de escolaridade o nível médio. Entretanto, o analista técnico será para nível superior.
Entretanto, vale lembrar que ainda não se sabe o prazo para abertura de inscrição. Mediante o andamento do certame e levando em conta a rapidez dos trâmites, tudo indica que o edital seja liberado ainda este ano.
Vale lembrar que o mesmo órgão está em andamento com outro edital. Neste caso, o concurso MP BA será para promotores de justiça. Como requisito, o cargo tem os seguintes requisitos: Bacharelado em Direito e três anos de atividade jurídica exercida após a conclusão do curso superior.
Quando aconteceu o último concurso?
O último concurso MP BA aconteceu em 2017, o Ministério Público ofereceu 61 vagas nos seguintes cargos:
Nível médio: 50 vagas
- Assistente Técnico – Administrativo
Nível superior: 11 vagas
- Analista Técnico – Estatística
- Analista Técnico – Letras Vernáculas
- Analista Técnico – Meio Ambiente/Engenharia Florestal
- Analista Técnico – Meio Ambiente/Engenharia Sanitária
- Analista Técnico – Pedagogia
- Analista Técnico – Psicologia
- Analista Técnico – Serviço Social
- Analista Técnico – Tecnologia
Além das provas objetivas, o concurso ainda contou com aplicação de redação. O quantitativo de questões variou entre 60 e 70, de acordo com os cargos. As disciplinas que estiveram presentes nas provas foram:
- Conhecimentos Básicos (Língua Portuguesa e Raciocínio Lógico) e Específicos (Direito Administrativo, Legislação Aplicável ao Ministério Público e Noções Administrativas).