O concurso MMA (Ministério do Meio Ambiente) já está com a banca definida, o que é mais um passo em direção à realização do certame. Assim, o extrato de dispensa de licitação para a contratação da banca foi publicado no Diário Oficial da União da última segunda-feira, dia 16.
Então, se você quiser saber qual banca é essa, qual o perfil dela e todos os detalhes do edital do concurso, é só continuar lendo, pois explicaremos tudo.
Concurso MMA tem banca definida
Na última segunda, 16 de outubro, a edição oficial do Diário da União trouxe a informação de que o Cebraspe será a banca organizadora do concurso MMA. Agora, os candidatos já podem estudar com base no perfil dessa banca e, assim, se prepararem com mais assertividade para fazer as provas.
Resumo do edital do concurso MMA
O concurso do Ministério do Meio Ambiente deve dar provimento de 98 vagas de nível superior para o cargo de Analista Ambiental. A saber, esse cargo é pertencente à carreira administrativa, com um salário inicial de R$ 1.724,74 podendo chegar a R$ 8.089,64 com a progressão de carreira.
Como você deve saber, recentemente houve um reajuste de 9% nos salários dos servidores federais e como os profissionais aprovados nesse certame, suas remunerações já devem sair com esse aumento.
Além disso, outros benefícios devem ser ofertados aos servidores do MMA, como Auxílio Transporte, Auxílio Alimentação, Vale Refeição, dentre outros. Portanto, se você sonha em seguir carreira pública na área de Administração, essa é uma excelente chance de aproveitar todos esses benefícios.
Qual o estilo do Cebraspe?
O Cebraspe, antigo Cespe, tem fama de ser uma banca bastante rigorosa, aplicando provas de Verdadeiro ou Falso (Certo ou Errado), cuja marcação de uma resposta errada pode fazer com que uma certa seja anulada.
Por isso, tecnicamente falando, mesmo quem acertar 50% da prova pode zerar no final. Sendo assim, o Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos é uma das bancas que despertam mais temor entre os concurseiros.
Com enunciados longos, muito elaborados e potencialmente cheio de “pegadinhas”, as provas dos concursos organizados pelo Cebraspe podem ser bastante desgastantes para os candidatos. No entanto, conhecendo o perfil da banca, é possível se preparar e se sair bem mesmo que o nível de complexidade da prova seja alto.
Como garantir uma boa performance nas provas?
Como já dissemos, as provas do Cebraspe (Cespe) costumam seguir o padrão de Verdadeiro ou Falso. Porém, elas também podem ser de múltipla escolha. De um modo ou de outro, é preciso muita atenção na hora de responder às questões objetivas.
Para te ajudar, separamos algumas dicas imbatíveis nesse sentido, confira:
- Se você não estiver totalmente certo quanto a alguma resposta, prefira deixá-la em branco do que marcar errado e arriscar ter uma resposta certa anulada;
- Se na hora de marcar o gabarito você errar uma resposta ou marcar por engano, marque duas alternativas. Assim, essa resposta será anulada e você não arrisca perder mais pontos.
Outro ponto super importante nas provas do Cebraspe, e que você deve lembrar se estiver se preparando para o concurso MMA, é a respeito dos enunciados. Já dissemos que eles costumam ser longos, desgastantes e com muitas pegadinhas, certo? Por isso, estude interpretação de texto com muito afinco, além de dar foco em alguns pontos específicos, como:
- Termos exclusivos, como exceto por, com exceção de, etc.;
- Termos inclusivos, como apenas, somente, etc.;
- Sinônimos;
- Antônimos.
Se você levar essas dicas a sério, com certeza se sairá bem em qualquer prova do Cebraspe.
Outras dicas para se preparar para o concurso MMA
Além de usar as dicas sobre o perfil da banca que demos anteriormente, você pode usar outras abordagens que são comprovadamente eficazes para estudar para concursos difíceis como o do MMA.
Por exemplo, se prepare com muito foco para as provas discursivas, ou seja, as de redação. Lembre-se de que o Cebraspe, assim como diversas outras bancas, consideram não só o conhecimento do candidato acerca daquele assunto na hora de corrigir. Mas também a gramática, ortografia, coesão e coerência.
Além disso, lembre-se de cuidar da sua rotina de estudos e organizá-la da melhor maneira possível. Também é importante começar pelos conhecimentos básicos e depois passar para os específicos, para que se tenha uma boa base.
Gostou de saber mais sobre a definição da banca do concurso MMA e como se preparar para o certame? Então coloque essas dicas em prática, se prepare e boa sorte!