O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pode disponibilizar 3500 vagas através do concurso INSS, sendo mil para provimento imediato e 2500 para formação de cadastro reserva. Luciano Wolffenbüttel, diretor do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Serviço Público Federal de Santa Catarina (Sindprevs SC), afirmou a possibilidade na última terça-feira, 13.
A declaração juntamente com a previsão de novas vagas foi feita após reunião entre a Federação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps), o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, o presidente do INSS, Guilherme Serrano e representantes do Ministério da Economia.
Contudo, vale lembrar que apesar da declaração, a nomeação de novos candidatos do concurso INSS precisa da permissão do Ministério da Economia que, se aprovado, vai permitir que a convocação dos aprovados aconteça no período de validade do exame, de acordo com o Decreto 9.739/2019.
Segundo o documento, a pasta poderá prever o preenchimento de um percentual equivalente a 25% das vagas. Já as vagas para os demais postos, poderão ser permitidos a depender da gestão presidencial.
Edital concurso INSS
Mediante os avanços das etapas, tudo indica que o edital possa ser liberado em outubro, já que a banca escolhida teve contrato assinado no dia 05 de setembro. A Cebraspe será a responsável pelo certame.
Quanto ao prazo para liberação do edital, a expectativa é que siga o cronograma de 2015, último ano do concurso. Isso porque, na época, a dispensa de licitação, que oficializou a organizadora, foi publicada no dia 4 de dezembro, com o extrato de contrato sendo divulgado 14 dias depois, no dia 18. Logo em seguida, em cinco dias (23/12), o edital foi publicado.
Já sobre a realização das provas, a autarquia afirmou que a previsão é que aconteça ainda em 2022, pois segundo portaria publicada em agosto, o concurso iria acontecer dois meses após a liberação do edital, mais um motivo para se esperar que o documento saia em setembro ou no máximo até outubro.
De acordo com o Hugo Goes, professor de Direito Previdenciário: “O mês de novembro seria ideal, porém, em dois domingos haverá o Enem (13 e 20), e, no primeiro domingo do mês (6), serão as provas do BRB, que ocorrerão em todas as capitais. Já no último domingo (27) terá o Enade. Em dezembro também há muitas provas, então a questão é encontrar uma data vazia para realizar o exame“.
O concurso INSS foi autorizado no mês de junho. A carreira é para técnico de seguro social, requisito nível médio e ganhos que podem ultrapassar R$5.186,79.