O Concurso INSS foi autorizado e fez com que diversos pré-candidatos acelerassem os estudos no intuito de garantir a aprovação no concurso para 950 vagas, sendo 800 para Técnico do Seguro Social e 150 para Analista do Seguro Social(com formação em serviço social, da Carreira do Seguro Social). A função de técnico necessita de certificado de nível médio e, neste ano, a remuneração para o cargo está em R$5.259,00. Já o cargo de analista do seguro social necessita de formação superior em serviço social. Os vencimentos iniciais para a profissão equivalem a R$ 7.520,12.
PREPARE-SE: Cursos e Apostilas INSS + DVD Grátis
O último concurso do INSS, realizado em 2011, foram 921.136 inscritos em todo o país, sendo 909.337 candidatos ao cargo de técnico do seguro social (com 1.500 vagas) e 11.799 concorrentes às vagas de perito médico (com 375 oportunidades abertas). A expectativa é de que o novo concurso (com 800 vagas para técnico e 150 para analista) também reúna algo na casa de 1 milhão de inscritos. A Fundação Carlos Chagas (FCC) foi a coordenadora da seleção.
Os técnicos foram avaliados por 60 questões objetivas, sendo 20 de Conhecimentos Gerais (Português, Ética no Serviço Público, Noções de Informática, Noções de Direito Administrativo, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Previdenciário) e 40 de Conhecimentos Específicos. Já os analistas foram avaliados por Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Noções de Informática, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Legislação Previdenciária, Legislação da Assistência Social e Conhecimentos Específicos.
O prazo máximo para publicação do Edital são de 180 dias. Ou seja, o edital deve ser divulgado até 29 de dezembro de 2015. Mas, com a grande carência do INSS, a tendência é que seja divulgado o quanto antes.