O concurso INSS contabiliza mais de 1 milhão de inscritos. Os dados são da Cebraspe, banca organizadora do certame. As provas estão marcadas para 27 de novembro.
De acordo com a banca, o quantitativo registrado foi de 1.023.494 de candidaturas para as 1.000 vagas imediatas e 2.273 oportunidades em cadastro de reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social.
Segundo informações, São Paulo e Rio de Janeiro foram os locais que registraram maior número de inscritos, sendo que SP contabilizou 42.671 candidaturas para 08 vagas imediatas e RJ contabilizou o total de 74.385 inscritos, para 36 oportunidades imediatas.
Como serão as etapas de concurso INSS?
O certame vai conter duas etapas. A primeira, de caráter eliminatório e classificatório, será composta de 120 questões na modalidade “certo” ou ” errado”. Os candidatos terão prazo de 3h30 min para realização do exame.
As questões serão divididas entre conhecimentos básicos e específicos. Confira a lista com as disciplinas apresentadas:
- Conhecimentos básicos
- Língua Portuguesa
- Ética no Serviço Público
- Noções de Direito Constitucional
- Noções de Direito Administrativo
- Noções de Informática
- Raciocínio Lógico-Matemático
- Conhecimentos específicos
As disciplinas do concurso INSS estão inseridas ao longo do edital. Clique aqui e acesse o documento completo.
Vale lembrar que será reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso público o candidato que se enquadrar nas seguintes modalidades abaixo:
- obtiver nota inferior a 10,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos básicos P1;
- obtiver nota inferior a 21,00 pontos na prova objetiva de conhecimentos específicos P2;
- obtiver nota inferior a 36,00 pontos no conjunto das provas objetivas.
Curso de formação
O curso de formação será uma das etapas do certame. Vale lembrar que a etapa terá a carga horária de até 180 horas presenciais (30 a 45 dias), em tempo integral, com atividades que poderão ser desenvolvidas nos turnos diurno e noturno.
É importante lembrar que essa fase vai consistir em prova objetiva, composta de 120 itens para julgamento certo ou errado, além de prova discursiva, composta de duas questões discursivas que poderão ser respondidas em até 15 linhas. Os assuntos serão os ministrados no curso de formação.
Vale destacar que no período que será ministrado o curso de formação, o candidato regularmente matriculado fará jus, a título de auxílio financeiro:
- 50% por cento da remuneração da classe/padrão inicial do cargo;
- Para candidato servidor da Administração Pública Federal, ser-lhe-á facultado optar pela percepção do vencimento e das vantagens de seu cargo efetivo.