Nesta quinta, 25 de agosto, mais um processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística foi aberto. O órgão segue tendo problemas para preenchimento das vagas referentes ao concurso IBGE. Dessa vez, foi anunciado um total de 6.765 vagas, sendo que 6.514 são para o cargo de recenseador, de nível fundamental, e 251 para agente censitário (municipal e supervisor), de nível médio. As oportunidades são para mais de 14 estados do Brasil e diversas cidades.
Remuneração concurso IBGE
A remuneração do concurso IBGE varia de acordo com o cargo e o período de contratação é de cinco meses. Os agentes municipais recebem o valor equivalente a R$ 2.100, o agente de informática e supervisor recebem o equivalente a R$ 1.700.
Por sua vez, o recenseador é pago de acordo com a produtividade, levando em conta o setor censitário, unidades recenseadas, tipo de questionário, e também registro no controle da coleta de dados. Além dos ganhos, são acrescidos outros benefícios como: auxílios alimentação, transporte e pré-escolar, assim como férias e 13º salário proporcionais.
As inscrições estarão disponíveis até o dia 29 de agosto, exceto sábado e domingo. O processo cadastral é presencial e não existe taxa de participação do certame. A lista de municípios que estão inseridos neste processo seletivo, assim como o quantitativo de vagas constam no edital do exame.
A inscrição presencial conta com o preenchimento de um formulário, além da apresentação da documentação original, podendo ser cópia autenticada, estes entregues apenas no momento da contratação.
O processo de seleção do concurso IBGE conta apenas com a análise curricular, após a entrega dos documentos. A data prevista para liberação do resultado é dia 09 de setembro.
Editais anteriores
Em crise, o Instituto fez diversas tentativas de preenchimento dos profissionais necessários para a realização do censo 2022. Os primeiros editais contaram com 133 vagas para agente censitário na área de informática e 106 para operacional. O órgão também já lançou edital para preenchimento de 48 mil vagas para recenseador. Em julho, no dia 18 e 25 houveram certames para selecionar mais de 1000 profissionais entre coordenadores e agentes.
Nas últimas semanas, foram oferecidas mais de 15 mil vagas para recenseador. Outro edital foi lançado visando preenchimento de quase 700 vagas para agente de pesquisas, sendo 578 somente no estado do Rio Grande do Sul.