A Secretaria de Estado da Fazenda está com processo seletivo aberto destinado a contratação de profissionais com nível superior para diversos cargos.
A banca responsável pela organização é o SIPROS.
Confira mais informações.
Quais são as vagas?
As oportunidades são destinadas para a Secretaria de Estado da Fazenda do Estado do Pará (SEFA – PA). Ao todo, são oferecidas 14 vagas para contratação imediata.
Confira a disponibilidade de vagas por cargo a seguir:
Nível superior completo
- Administrador – 2 vagas;
- Analista de Sistemas – 1 vaga;
- Contador – 8 vagas;
- Economista – 3 vagas.
O salário oferecido pela SEFA – PA é de R$ 8.090,63 para uma jornada de trabalho de 30.
Quem pode se candidatar?
Para concorrer a uma das vagas, o candidato deve comprovar os seguintes requisitos:
- Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa com direitos e obrigações políticas e civis reconhecidos no País;
- Ter, no mínimo, 18 anos completos até a data da contratação;
- Ter cumprido as obrigações e encargos militares previstos em lei, se do sexo masculino;
- Estar em dia com as obrigações eleitorais;
- Possuir os requisitos mínimos de ingresso exigidos para o desempenho da função;
Como se inscrever?
Os interessados em participar do processo seletivo da SEFA – PA têm entre os dias 3 a 5 de junho de 2024 para realizar a inscrição no certame.
O preenchimento da ficha de inscrição deve ser feito diretamente pelo site do SIPROS.
Não haverá cobrança de taxa de inscrição.
Atribuições de cargo
Confira a seguir as principais funções de acordo com a área de conhecimento escolhida pelo candidato:
Administrador
- Exercer atividades de supervisão, programação, planejamento, coordenação e execução financeira do tesouro estadual;
- Subsidiar, tecnicamente, a elaboração de legislação relacionada à administração financeira estadual, orientar e supervisionar as atividades dos responsáveis pela execução orçamentária e financeira dos órgãos estaduais;
- Desenvolver atividades de análise de captação e execução de recursos financeiros, elaborar relatórios técnicos da administração financeira do Estado.
Analista de Sistemas
- Efetuar levantamentos, estudos, análise e diagnósticos de sistemas já existentes;
- Efetuar levantamento de requisitos, análise e projeto de sistemas, acompanhando o seu desenvolvimento;
- Efetuar testes e implantações, segundo os padrões e normas estabelecidas;
- Supervisionar e orientar o desenvolvimento, o teste e a implantação de sistemas de processamento de dados, identificando e corrigindo eventuais falhas;
- Promover estudos sobre a viabilidade e sobre os custos operacionais dos sistemas, levantando os recursos disponíveis para o seu desenvolvimento e implantação;
- Preparar cronogramas de atividades e respectivas estimativas de recursos (materiais e humanos) do órgão;
- Avaliar e projetar a integração de sistemas com outros sistemas relativos às áreas de processamento de dados;
- Participar da elaboração de plano diretor de informática;
- Documentar sistemas em todos os níveis, desde o estudo até o projeto propriamente dito;
- Desenvolver os sistemas em todas as suas fases;
- Fornecer subsídios ao planejamento e à direção;
- Pesquisar novas metodologias de trabalho para o desenvolvimento e melhoria dos padrões dos projetos, e da utilização das ferramentas de desenvolvimento de sistemas e da respectiva documentação;
- Orientar e treinar técnicos de menor experiência, se necessário, visando assegurar a plena utilização dos sistemas;
- Desenvolver e documentar padrões para usos, controle, atualizaçãoe manutenção de bancos de dados.
Contador
- Efetuar atividades de supervisão, coordenação ou execução especializada (em grau de maior complexidade), execução qualificada em grau de media na complexidade, sob supervisão superior, relativa à administração financeira e patrimonial, contabilidade e auditoria, compreendendo análise, registro e perícia contábil de balancetes, balanços e demonstrações contábeis;
- Manutenção dos processos administrativos, acompanhamento dos processos de automação de rotinas, elaboração de relatórios e pareceres e suporte aos sistemas de controle e de informações nas diversas áreas de atuação.
Economista
- Desenvolver atividades de planejamento, supervisão, coordenação relativas á área
- financeira do Estado do Pará;
- Executar programas e projetos relacionados às questões econômicas, financeiras e fiscais;
- Estudos analíticos das receitas e despesas do setor público estadual;
- Avaliar a rentabilidade e disponibilidade financeira dos recursos do tesouro estadual e interpretar a legislação econômica, fiscal e financeira que regem o setor público brasileiro.
Quais as etapas de seleção?
O processo seletivo para a SEFA – PA contará com as seguintes etapas:
- Entrevista de caráter eliminatório e classificatório.
- Análise de currículos de caráter classificatório.
A entrevista está prevista para os dias 21, 24 e 25 de junho de 2024.
Clique aqui para ler o edital na íntegra e conferir maiores informações como o cronograma completo e as atribuições de cada cargo.