O Concurso do Ministério da Saúde para o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais voltou a avançar na pasta do Ministério do Planejamento. O cargo que exige nível superior, terá salário inicial de R$6.117,88. A progressão se deu dentro ainda da Secretaria de Gestão Pública da pasta, onde o processo já se encontrava.
Para autorização do concurso, é necessário que o pedido passe por setores como a Consultoria Jurídica, a Secretaria Executiva e o Gabinete do Ministro do Planejamento. Para concorrer ao cargo, o interessado deve ter nível superior em qualquer área.
Os aprovados serão contratados sob regime estatutário, o que garante a estabilidade. Além disso, os nomeados farão jus ao R$373, já incluso no salário.
O quantitativo de vagas para o cargo não foi informado, mas a previsão é que se tenha cerca de 170 vagas, já que 535 das 720 vagas de analista técnico de políticas sociais existentes na estrutura do Ministério da Saúde foram preenchidas no concurso realizado em 2012. De acordo com o Planejamento, o concurso visa à substituição de terceirizados. A lotação é em Brasília.
Último Concurso
O último certame foi realizado em 2012 e organizadora pela Esaf. Na ocasião, os inscritos foram avaliados por provas objetivas, prova discursiva e avaliação de títulos. As provas objetivas versaram sobre Língua Portuguesa, Inglês, Gestão de Pessoas, Direito Público, Políticas Públicas, Economia Brasileira Contemporânea e Realidade Brasileira, na parte de Conhecimentos Básicos. Já na parte de Conhecimentos Específicos, as questões foram de Legislação – Saúde, Gestão em Saúde e Política Social – Saúde. Foram 12.865 inscritos para as 450 vagas, totalizando 28,6 candidatos por vaga.