Concurso de Cachoeiro de Itapemirim: 400 vagas; banca definida; CONFIRA!
Certame conta com oportunidades em todos os níveis de escolaridade
Mais um concurso de Cachoeiro de Itapemirim, Espírito Santo! Dessa vez, o certame conta com 400 vagas imediatas mais cadastro reserva. As oportunidades são para nível fundamental, médio e superior. O exame estará sob responsabilidade da Cebraspe – antiga Cespe/UnB que teve o contrato assinado e divulgado pelo prefeito do município, Victor Coelho.
Pelas redes sociais, Coelho afirmou: “É com muita alegria que informo que assinamos hoje (18), o nosso contrato para o concurso público da prefeitura de Cachoeiro. O concurso será realizado em parceria com o Cebraspe, umas das mais conceituadas instituições do país.” Devido todo o andamento do processo, tudo indica que o edital não vai demorar para sair, porém, de acordo com a Secretaria de Administração de Cachoeiro de Itapemirim, as datas ainda estão serão definidas.
Remuneração concurso de Cachoeiro de Itapemirim
As remunerações aos aprovados do certame serão entre R$1.241,16 a R$11.894,45, a depender do cargo e do nível de escolaridade. O concurso já tinha sido anunciado por duas, mas por dois anos seguidos precisou ser cancelado em virtude da pandemia do Covid-19. Um edital estava a caminho em 2020, porém a proposta foi abortada.
Contudo, o prefeito informa que o projeto será retomado para geração de mais vagas de emprego. Vale lembrar que são 400 oportunidades mais cadastro reserva, os candidatos que ficarem na lista de espera serão chamados seguindo o prazo de validade do certame e a depender da necessidade do município.
Último certame
O último concurso com contratações efetivas aconteceu em 2007 e contou com oportunidades para nível fundamental, médio e superior. Os candidatos que doadores de sangue ou, aqueles que comprovarem a condição de desempregados ou aqueles que tenham renda familiar inferior ou igual a dois salários mínimos poderiam solicitar isenção.
A prova objetiva foi aplicada para todos os cargos e contou com 40 questões de caráter eliminatória e classificatória. A etapa prática foi aplicada para os seguintes cargos específicos: Auxiliar de Serviços Públicos Municipais (prática de merenda escolar), Bombeiro Hidráulico, Carpinteiro, Costureira, Coveiro, Eletricista, Jardineiro, Marceneiro, Marteleteiro, Motorista, Operador de Máquinas e Veículos Especiais, Padeiro, Pedreiro e Pintor. A etapa de avaliação de títulos foi direcionada a todos os níveis de escolaridades e cargos oferecidos pelo certame.
Requisitos para posse do cargo
Para atribuição do cargo, precisa ter os seguintes requisitos:
a) Ter nacionalidade brasileira ou gozar das prerrogativas dos Decretos n.º 70.391/72 e 70.436/72 e artigo 12, parágrafo 1º da Constituição Federal;
b) Estar quite com as obrigações eleitorais, para os candidatos de ambos os sexos;
c) Estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
d) Achar-se em pleno gozo de seus direitos políticos e civis;
e) Não estar incompatibilizado para nova investidura em cargo público;
f) Comprovar a escolaridade, a formação ou o curso exigido para o exercício do cargo para o qual se inscreveu, conforme requisitos constantes neste Edital e estar registrado no respectivo Órgão de Classe, se houver, bem como estar inteiramente quite com as demais exigências legais do órgão fiscalizador do exercício profissional;
g) Ter aptidão física e mental e não apresentar deficiência que o incapacite para o exercício das funções do cargo para o qual concorre;
h) Ter idade mínima de 18 anos.