O concurso Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) pode ter edital liberado nos próximos dias. Isso porque, uma das etapas cruciais para o andamento do certame foi finalizada.
Agora, o concurso já possui banca. A empresa contratada foi o Cebraspe. As informações foram divulgadas nesta sexta-feira, 07 de julho.
Apesar de que ainda não foi anunciado o quantitativo de vagas, sabe-se que as oportunidades serão para vagas imediatas e formação de cadastro reserva.
As oportunidades serão pelas sete unidades da Dataprev, sendo elas: Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Norte, Ceará, Paraíba, Santa Catarina e Distrito Federal.
O próximo passo, agora, é a publicação do edital que deve ficar para o final deste semestre.
Vagas solicitadas concurso Dataprev
Foram 200 as vagas solicitadas para o concurso Dataprev. Na ocasião em que houve o questionamento, a Dataprev destacou:
“Informamos que a empresa possui um alinhamento com o Ministério de Gestão e Inovação para novo concurso público no ano de 2023. Em relação ao quantitativo de vagas, a expectativa é de aproximadamente 200 vagas, além de formação de cadastro de reserva. Os cargos e perfis ainda estão em fase final de validação”.
Como foi o último concurso Dataprev?
O último concurso Dataprev aconteceu em 2016 e contou com duas prorrogações antes de ser homologado. A seleção recebeu mais de 31 mil inscrições, que concorreram para a formação de cadastro reserva com 1.975 candidatos aprovados em ampla concorrência (AC).
Vale lembrar que as oportunidades foram para nível médio e superior. Para nível médio foram os seguintes cargos (auxiliar de enfermagem, técnico de segurança do trabalho) , já para nível superior, as oportunidades foram para (analista diversas áreas, engenheiro de segurança do trabalho e médico).
A Cetro concursos foi a banca organizadora. A empresa foi responsável por receber as inscrições e viabilizar as etapas da seleção
O concurso Dataprev contou com prova objetiva e discursiva nas seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Inglês ou Espanhol, Conhecimentos Gerais e Conhecimentos Específicos.
Concursos federais
No dia 16 de junho, a ministra Esther Dweck anunciou os seguintes nomes:
- MAPA: 440 vagas para Técnico, Agente e Auditor-Fiscal;
- INMET: 800 vagas para Analista e Tecnologista;
- INCRA: 742 vagas para Analista e Engenheiro;
- MEC: 220 vagas para Técnico;
- INEP: 50 vagas para Pesquisador;
- CAPES: 50 vagas para Analista;
- FNDE: 100 vagas para Especialista;
- ICMBio: 160 vagas para Técnico e Analista (provimento opcional);
- MRE: 50 vagas + 50 CR para Oficial de Chancelaria;
- INPI: 120 vagas Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista;
- INMETRO: 100 vagas para Analista Executivo e Pesquisador;
- DNIT: 100 vagas para Analista;
- ANM: 24 vagas para Especialista;
- MME: 30 vagas para Administrador;
- Carreiras transversais – Infraestrutura (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- Carreiras transversais – Tecnologia da Informação (diversos órgãos): 300 vagas para Analista;
- AFT: 900 vagas para Auditor-Fiscal do Trabalho;
- CNPQ: 50 vagas para Analista;
- CENSIPAM: 50 vagas para Analista;
- MS: 200 vagas para Tecnologista;
- FIOCRUZ: 300 vagas para Analista de Planejamento, Pesquisador e Tecnologista.
E os demais concursos federais?
Durante diálogo, a ministra foi interrogada sobre os demais editais, por exemplo, o concurso IBGE. Sobre o assunto, foi informado que o órgão está no radar e na lista para ser autorizado: “No caso do IBGE, está no nosso radar, sim. No caso, está no pacote do Ministério do Planejamento, que ainda não saiu”.
Sobre a Receita Federal, tudo indica que o edital vá sair em 2024, já que o certame ainda está vigente. Diante disso, são aguardadas novas contratações.
No que se refere aos editais de órgãos ambientais como ICMBio, terão convocação de excedentes. É importante pontuar que os novos certames serão para nível superior.
É válido destacar que os editais que forem autorizados ainda em junho serão liberados ainda este ano. Os que não forem listados nos dias subsequentes, ficarão para 2024.
Dessa forma, as 4.436 vagas autorizadas terão seus editais publicados até dezembro de 2023.