Na última sexta-feira, 11 de março, uma decisão judicial acabou com a suspensão do concurso para Polícia Civil da Paraíba. Isso significa, portanto, que o certame, que estava suspenso até o momento, poderá prosseguir.
A decisão que cancelou a suspensão do concurso veio do desembargador Márcio Murilo da Cunha Ramos, do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB).
Isto é, trata-se de um processo judicial do Sindicato de Médicos da Paraíba em face do Estado, com o objetivo de adequar as vagas do concurso para Perito Oficial Médico-legal Especialista em psiquiatria e patologia.
Veja também: Gabaritos são divulgados para concurso PC PB
N ocasião, o desembargador entendeu que a suspensão do concurso causava “grave lesão não apenas aos candidatos, mas principalmente ao interesse público, porquanto vetorizado ao provimento de 8 vagas nas áreas da segurança pública, que, sabidamente, concerne ao serviço público essencial”.
Portanto, para o magistrado, é necessário que o concurso prossiga.
De acordo com o Sindicato dos Médicos da Paraíba, a divisão do cargo de Perito Oficial Médico-legal não deveria ocorrer. Portanto, para a organização, o Estado deveria destinar todas as suas 50 vagas deste cargo para o público geral. Isto é, sem exigir a especialização em psiquiatria ou patologia.
Além disso, o Sindicato defende que esta exigência apenas poderia ocorrer se estivesse prevista em lei.
Desse modo, a juíza Luciana Celle G. de Morais Rodrigues, da 4ª Vara da Fazenda Pública de João Pessoa, concordou com os argumentos da organização. Assim, a magistrada aceitou esta defesa, de forma a suspender o concurso da Polícia Civil.
Contudo, agora que esta suspensão foi cancelada, o Sindicato já declarou que deve recorrer da decisão. Portanto, isso significa que é possível que esta situação mude mais uma vez.
Além da questão sobre a divisão das vagas para Perito Oficial Médico-legal, o concurso da Polícia Civil da Paraíba recebeu outras críticas.
Nesse sentido, de acordo com alguns delegados, a prova subjetiva, que ocorreu no dia 13 de fevereiro, deveria ser anulada. Isto é, visto que, de acordo com estes profissionais, o exame voltado para Delegados contou com diversos erros.
Inclusive, para estes, muitos dos equívocos vão de encontro com a lei ou mesmo não possuem lastro da legislação. Portanto, não haveria a possibilidade de aproveitar alguma parte do exame, de forma que todo ele deve ser anulado.
Veja também: Alguns Estados aprovaram o aumento Auxílio Alimentação para policiais
Desse modo, em 16 de fevereiro, a Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba solicitou a anulação das provas. Contudo, até o momento não há indícios de que isso vá acontecer.
De acordo com o delegado Hugo Lucena, este último concurso da PC da Paraíba é o maior de toda história do órgão. Isto é, em relação ao número de vagas disponíveis, visto que foram 1.400 vagas de nível superior.
Além disso, o certame também contou com um número alto de inscrições. Nesse sentido, foram cerca de 95 mil inscrições para o concurso da Polícia Civil da Paraíba.
Dentre este número estão:
Assim, o deputado declarou que, “como se observa, temos um número bem expressivo de inscritos no concurso, superando as nossas expectativas”.
Levando em consideração todas as vagas que o concurso da PC PB teve, estas se dividiram da seguinte forma:
Além disso, o concurso também contou com as seguintes vagas para o cargo de Perito:
Por fim, em relação às remunerações, os salários iniciais variam entre R$3.726,73 e R$12.769,80, a depender do cargo que for exercer.
Para além dos requisitos específicos de cada área, para exercer o cargo na Polícia Civil da Paraíba será necessário:
Desse modo, o candidato precisará estar atento a estes critérios, para além de sua colocação e pontuação nas provas.