Concurso da Educação abre 1.000 vagas, mas só 73 passam; Governo vai abrir novo edital
O Governo do Estado Mato Grosso do Sul anunciou na última quinta-feira, 31 de janeiro, que vai abrir um novo concurso para Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (Concurso SED MS) no cargo de Professor. De acordo com o governo, das 1.000 vagas oferecidas, apenas 73 candidatos passaram no certame. O concurso registrou 14.133 inscritos.
A SED ainda não informou a data para divulgação do novo edital, porém, garantiu que a validade do concurso aberto em outubro de 2018, e confirmou que os poucos aprovados vão para a segunda fase, prevista para começar no dia 17 de fevereiro.
O concurso recebeu muitas reclamações dos candidatos. Os inscritos questionam o tempo destinado às provas, organização e tamanho da letra no questionário. O Ministério Público do Estado recebeu mais de 400 reclamações de candidatos que participaram do concurso e investiga o caso.
O Secretário Estadual de Administração e Desburocratização, Roberto Hashioka, contesta as reclamações dos candidatos. “Seriam necessários para a aprovação no mínimo 60% das questões, por exemplo: física de 40 questões teria que acertar 24. Das 15 de português acertar no mínimo 9, de conhecimento pedagógico e metodológico de 25 teria que acertar 15 questões, isso impactou para que só 73 fossem aprovados. É previsto 20 questões por hora, foram 80 questões para 4 horas. Quanto a questão do tamanho da letra foi feito dentro das fontes também previstas em outros concursos”, disse.
Concurso foi divulgado com 1.000 vagas
O edital do concurso público da Secretaria de Educação do Estado do Mato Grosso do Sul (Concurso SED MS 2018) foi divulgado para o preenchimento de 1.500 vagas, sendo 1.000 para os cargos de Professor, da carreira Profissional da Educação Básica do Quadro de Pessoal da Secretaria de Estado de Educação.
As oportunidades do cargo de Professor são destinadas as áreas de Artes, Ciências da Natureza – Biologia, Educação Física, Filosofia, Física, Geografia, História, Língua Estrangeira Moderna – Inglês, Língua Portuguesa/ Literatura, Matemática, Química e Sociologia. O edital foi retificado e agora os salários dos profissionais podem chegar a até R$3.166,49.
A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi realizada nos municípios de Campo Grande e Dourados.
A Prova Escrita Objetiva teve duração de 4 (quatro) horas, e foi realizada no dia 16 de dezembro de 2018, no período da tarde. A Prova Escrita Objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, foi avaliada de 0 (zero) a 80 (oitenta) pontos, e constará de 80 (oitenta) questões de múltipla escolha, com peso um, cada qual contendo 5 (cinco) alternativas, sendo uma única alternativa correta, integrando as matérias especificadas no quadro a seguir, observado o conteúdo programático estabelecido no edital.
A prova contou com questões de Língua Portuguesa (15), Conhecimentos Pedagógicos e Metodológicos (25) e Conhecimentos Específicos (40), conforme disposto no quadro abaixo.
O resultado da Prova Escrita Objetiva será representado pelo somatório dos pontos obtidos em cada matéria. Foi considerado aprovado na Prova Escrita Objetiva o candidato que obtiver, no mínimo, 60% (sessenta por cento) dos pontos estabelecidos para cada matéria.