Concurso Câmara de Natal avança mais uma fase; 57 vagas + CR
Veja mais detalhes
O concurso Câmara de Natal pode ter edital liberado em breve. Com isso, espera-se que sejam liberadas 57 vagas mais formação de cadastro reserva.
Vale lembrar que o certame já tem banca organizadora definida e devidamente contratada, ficando sob responsabilidade da Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do Rio Grande do Norte (FUNCERN).
Vagas previstas concurso Câmara de Natal
- Técnico Legislativo:
- Administração – 5 vagas
- Eletro Eletrônica – 1 vaga;
- Eventos – 2 vagas;
- Manutenção e Suporte em Informática – 2 vagas;
- Rede de Computadores – 2 vagas; e
- Guarda Legislativo Municipal – 10 vagas.
- Assistente Legislativo:
- Administrador – 4 vagas;
- Assistente Geral – 12 vagas;
- Arquivista – 1 vaga;
- Arquiteto Urbanista: 1 vaga;
- Biblioteconomia: 1 vaga;
- Contador: 3 vagas;
- Economista – 1 vaga;
- Engenheiro Civil – 1 vaga;
- Engenheiro da Comunicação – 2 vagas;
- Jornalista – 3 vagas;
- Gestão Pública: 1 vaga;
- Letras – 2 vagas;
- Pedagogia – 1 vaga;
- Pregoeiro – 1 vaga;
- Web Design – 1 vaga.
Além disso, há grande expectativa para edital com 10 vagas para a carreira da Guarda Legislativa.
Cargos do concurso Câmara de Natal
Por mais que as vagas e cargos já tenham sido confirmados, o projeto básico, que funciona como o espelho do edital, inclui uma oferta de vagas maior e com a inclusão de outra carreira, sendo ela a de guarda legislativo, de nível médio.
Segundo o documento, são 57 oportunidades e não 47 como falado anteriormente para as seguintes carreiras:
- nível médio: técnico legislativo (12) e guarda legislativo (dez); e
- nível superior: assistente legislativa (35).
Para a carreira de técnico, as vagas esperadas estão divididas entre áreas de Administração (cinco), Eletroeletrônica (uma), Eventos (duas), Manutenção e Suporte em Informática (duas) e Rede de Computadores (duas).
Os candidatos que desejam seguir carreira de assistente poderá escolher as seguintes áreas: administrador (quatro), geral (12), arquivista (uma), arquiteto urbanista (uma), Biblioteconomia (uma), contador (três), economista (uma) e engenheiro civil (uma) e da computação (duas).
As demais vagas são Gestão Pública (três), jornalista (uma), Letras (duas), Pedagogia (uma), pregoeiro (uma) e web design (uma).
O certame está em fase de escolha da banca. Após esses trâmites, o edital poderá ser finalmente divulgado. Mediante os prazos necessários, essa etapa deve ser finalizada em 2023.
Detalhes Câmara de Natal RN
Desde maio, a necessidade do concurso Câmara de Natal RN foi apresentada à Casa Legislativa. Sobre recomposição do quadro, é fundamental que haja contratação de novos funcionários do Departamento Legislativa e TI.
A diretora geral, Iracy Gois explicou sobre a seleção:
“Será o primeiro concurso para o quadro geral da Câmara, que precisa, por exemplo, de um setor de TI completo, com profissionais qualificados e efetivos, assim como no setor Legislativo que necessita ser recomposto, devido à aposentadoria dos servidores. De modo geral, a Câmara passa por um processo de renovação do seu quadro e estamos considerando, a princípio, a recomposição de vacância ocasionada por processos de aposentadoria em aberto“.
Com isso, os cargos serão para os cargos de assistentes legislativos e técnicos legislativos, com exigências de níveis médio e superior.
Quando aconteceu o último edital?
O último edital do concurso Câmara de Natal RN aconteceu em 2016. Na ocasião, o concurso foi direcionado para guarda legislativo. A jornada de trabalho era de 40 horas semanais ou 24 horas diárias, com intervalo de 72 horas.
A banca responsável pela seleção foi a Comperve e os ganhos iniciais eram de R$1,4 mil e poderiam ser acrescidas de benefícios e adicionais previstos em lei.
Além de provas objetivas, os candidatos foram submetidos teste de aptidão física e curso de formação. Ao todo foram 60 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (dez questões);
- Matemática (dez); e
- Conhecimentos Específicos (40).
Outros concursos previstos no Nordeste
O concurso TRE PE ( Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco) manifestou interesse em participar do edital unificado.
Apesar de não ter conhecimento sobre quantidade de vagas, sabe-se que o órgão tem ao todo 14 cargos vagos, divididas entre: