A nova presidenta da Caixa Econômica Federal, Rita Serrano, reconheceu a defasagem de servidores e a necessidade de valorização do plano de carreira dos funcionários durante sua cerimônia de posse, ocorrida no último dia 12 de janeiro de 2023.
A expectativa com a chegada da nova presidenta e com a fala de seu discurso é que um novo concurso Caixa seja anunciado em breve, além da retomada de convocações de aprovados no último certame realizado pelo banco em 2014.
“Eu sei que faltam empregados, eu sei que faltam equipamentos, e essa, com certeza, será a nossa grande batalha. Mas é fundamental que a Caixa abra agências. Vamos batalhar para dar estrutura adequada e atender a essa população”, disse Rita durante seu discurso de posse.
Rita Serrano é funcionária de carreira do banco público, com mais de 30 anos dedicados à instituição financeira. Antes de ser convidada para o cargo de presidenta, Rita integrava o Conselho de Administração (CA) da Caixa.
Como membro do CA, Rita dedicou grande parte do seu trabalho na sustentabilidade da Caixa, além de defender melhoria nas condições de trabalho dos empregados do banco.
Em seu discurso recente, Rita mencionou as principais medidas que pretende adotar como presidenta do banco:
- Estudo para retornar a VP de Pessoas
- Democratização do jornal da Caixa – volta dos comentários
- Retorno das atividades culturais
- Inauguração de novas agências
- Nova eleição para o CA.
- Canal de comunicação efetivo entre o presidente e empregados.
Aprovados usam rede social para pedir convocação
Candidatos aprovados no último concurso realizado pela Caixa em 2014 usaram a rede social de Rita Serrano no Instagram para pedir a convocação dos aprovados.
Uma das usuárias postou “Os aprovados do concurso 2014 estão ansiosos para fazer parte da reconstrução da Caixa. Contem conosco. Também queremos ter o orgulho de trabalhar na CEF”.
Até mesmo uma hashtag exclusiva foi criada para tratar o assunto, a #ContrataCaixa. Diversos seguidores usaram a expressão para se referir a presidente da Caixa e a necessidade de convocação dos candidatos.
O concurso segue válido até hoje. Na época foram oferecidas vagas para técnicos bancários (nível médio), além de médicos do trabalho e engenheiros (nível superior).
Foram mais de 30 mil aprovados e mais de um milhão de inscrito no certame organizado pelo Cebraspe.
A validade do concurso era de apenas um ano, com possibilidade de prorrogação por igual período.
O prazo de validade deveria ter se encerrado em 2016, no entanto, com a demora nas contratações, o Ministério Público do Trabalho do Distrito Federal e Tocantins (MPT DF/TO) ajuizou uma ação para que o concurso fosse prorrogado por tempo indeterminado, assim as contratações poderiam ser realizadas com maior limite de tempo.
Os aprovados agora acreditam que com a chegada de uma funcionária de carreira as convocações sejam efetivamente realizadas.