Concurso BRB tem prazo estabelecido para retificação do edital; confira detalhes
Determinação foi feita pelo Tribunal de Contas do Distrito Federal
Na última quarta-feira, 24, o Tribunal de Contas do Distrito Federal estabeleceu um prazo de 10 dias para que haja retificação do edital do concurso BRB. A ordem do TC DF é que o certame passe a ter um cronograma de contratações, já que a divulgação do quantitativo de vagas, assim como do cronograma, é exigência da Lei nº 4949/2012.
Outras mudanças também deverão ser feitas, entre elas é o tempo de amamentação que vai sofrer uma exclusão do limite de tempo, antes estabelecido no edital, sendo garantido o direito de amamentação de 30 minutos por lactente, sem a determinação de limite de reposição do período. Sendo assim, com as novas regras, a lactante passa a ter uma condição de igualdade frente aos outros candidatos.
De acordo com o Tribunal de contas, o BRB deverá esclarecer informações sobre quais serão os procedimentos de heteroidentificação e também sobre impropriedades no que se refere à reserva de vagas direcionadas às pessoas negras. O prazo determinado pelo órgão começou a ser contado a partir na notificação oficial.
Vagas do concurso BRB
São ofertadas 300 vagas para nível médio, cargo de escriturário. As inscrições estarão abertas até o dia 03 de outubro de 2022 no site do IADES, responsável pelo certame. A taxa de inscrição é R$ 66,50 e poderá ser paga até um dia depois do fechamento das inscrições, mais precisamente, no dia 04 de outubro.
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e os ganhos iniciais de R$3.764,66. Além disso, o candidato aprovado receberá participação nos lucros e nos resultados; plano de Saúde; plano de previdência complementar; auxílio-refeição/alimentação; e auxílio-cesta alimentação.
As provas do concurso BRB estão previstas para 06 de outubro e acontecerão em todas as capitais do país. Serão 60 questões objetivas, divididas entre 30 de Conhecimentos Gerais e 30 Específicas. As disciplinas de conhecimentos gerais que serão cobradas são:
- Língua Portuguesa (seis questões);
- Raciocínio Lógico e Matemática (cinco);
- Uso de Tecnologias em Ambientes Corporativos (três);
- Governança Corporativa e Compliance (três);
- Inovação (três);
- Lei Orgânica do Distrito Federal e Regime Jurídico dos Servidores do Distrito Federal (duas);
- Realidade étnica, social, histórica, geográfica, cultural, política e econômica do DF e da RIDE (três); e
- Plano Distrital de Política para Mulheres (cinco)
Os aprovados precisam ter um desempenho de no mínimo 50% de acertos não podendo zerar as questões de Língua Portuguesa. Somente as 600 melhores pontuações que terão as provas discursivas devidamente corrigidas. O resultado está previsto para dia 23 de fevereiro. Este é o quinto certame do banco pelo prazo de 3 anos e o principal motivo é expandir o BRB para além do Distrito Federal.