Tudo indica que o edital do concurso Bombeiros PI será liberado em breve! O principal motivo é que a Procuradoria Geral do Estado (PGE) aprovou a contratação da banca junto ao Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (Nucepe).
É importante lembrar que o certame já havia sido previsto para junho, porém, foi adiado para o segundo semestre deste ano. A modificação, portanto, foi anunciada e teve a alteração no quantitativo de vagas. Antes as oportunidades eram de 60 vagas, atualmente, passou para 100 para provimento imediato e mais 100 como formação de cadastro reserva.
Com todas as mudanças, o contrato com a banca teve que ser reavaliada. Com o aval da PGE e, possivelmente, da CGE, o edital ganha força e pode ser publicado ainda este ano.
Como será o concurso Bombeiros PI?
De acordo com o projeto básico serão 200 vagas no total. A escolaridade exigida foi nível médio, além disso, os candidatos devem ter faixa etária de 18 a 30 anos, CNH de categoria B e altura compatível com a profissão, sendo de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
As remunerações dos aprovados serão de R$3.294. Além das provas objetivas, o certame vai aplicar as seguintes etapas: exames de conhecimentos (provas escritas); psicológico; de saúde; e de aptidão física; além da investigação social.
Estima-se que o concurso Bombeiros PI recebe pelo menos 5 mil inscrições. Segundo o documento, a corporação tem um déficit de 1098 cargos, ou seja, apesar de conter 1.442 bombeiros militares, o quantitativo de profissionais na ativa é somente 344.
Quando aconteceu o último certame?
O último edital aconteceu em 2017. Na ocasião, foram oferecidas 110 vagas, sendo apenas 10 para mulheres e 100 para homens. Os requisitos para o cargo eram: nível médio completo, carteira de habilitação a partir da categoria “B”, idade entre 18 e 30 anos e altura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).
A prova teve um total de 60 questões e teve o Nucepe como banca organizadora. As disciplinas aplicadas foram:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Química;
- Física;
- Noções de Informática;
- Legislação Institucional; e
- Noções de Direito
Além das etapas objetivas, os candidatos do concurso Bombeiros PI foram submetidos às seguintes etapas: teste de aptidão física (TAF); exame psicológico; e investigação social.