O BNDES publicou na tarde dessa segunda-feira (22) o esperado edital do concurso público para 50 vagas de nível superior, além de outras 750 vagas para cadastro de reserva. As inscrições começam já no próximo dia 26 de julho, e devem seguir até o dia 19 de agosto.
Um dos pontos que mais chama atenção dos possíveis candidatos é a questão do salário. De acordo com o edital publicado, o patamar inicial de pagamento passa dos R$ 20 mil para uma jornada de trabalho de 35 horas por semana.
Diante disso, o fato é que muito dos possíveis candidatos já estão começando a se preparar da melhor maneira possível para abocanhar uma dessas mais de 800 vagas que serão liberadas.
Para ajudar nessa tarefa, separamos abaixo uma lista com as principais dicas dadas por especialistas para as pessoas que estão avaliando a possibilidade de participar do próximo concurso do BNDES.
Dicas de especialistas
- Conhecer as matérias básicas
Uma das principais dicas para as pessoas que desejam realizar um concurso, é estudar as matérias básicas que são comuns em quase todos os processos seletivos: português, informática, raciocínio lógico, direito constitucional e até mesmo direito administrativo são alguns dos temas que costumam cair em concursos de várias instituições.
- Planejar
Não importa quanto tempo você tem para estudar em um determinado dia, é importante que você mantenha uma meta e um planejamento de estudo. Essa organização deve levar em consideração o quanto você já conhece de cada matéria, o volume de materiais e também as revisões que precisam ser feitas.
- Separar o material
Outra dica importante é separar o material que você realmente vai precisar. Esse planejamento pode evitar que você gaste ao comprar produtos que você não vai usar. Outra dica muito indicada por especialistas é investir em vídeo aulas, boa parte delas estão disponíveis de graça no YouTube.
- Não perder tempo
Ainda de acordo com especialistas, é natural que muitos candidatos esperem para começar a estudar para um concurso apenas daqui alguns dias. Mas a principal dica é não perder tempo e começar a estudar o mais rapidamente possível. Quanto antes você iniciar o trabalho, mais perto estará sua meta.
- Atentar para o edital
Por fim, outra dica muito importante é atentar para o edital publicado do concurso que você quer participar. Esse é um ponto muito importante porque o documento vai especificar se você realmente pode fazer parte do certame. Também é importante prestar atenção às datas e o cronograma que foi especificado.
Quais são os cargos do concurso
O novo concurso oferecerá o cargo de analista com as seguintes ênfases:
- administração;
- análise de sistemas/cibersegurança;
- análise de sistemas/desenvolvimento;
- análise de sistemas/suporte;
- arquitetura/urbanismo;
- arquivologia digital;
- ciências contábeis;
- ciência de dados;
- comunicação social;
- direito;
- economia;
- engenharia;
- psicologia organizacional.
Todas as vagas oferecidas serão destinadas ao escritório de serviços do BNDES no Rio de Janeiro. Entretanto, podem existir casos em que o candidato poderá ser lotado em uma unidade localizada em qualquer outra cidade onde a instituição já atua, como Brasília, São Paulo ou Recife.
Em todos os casos, o BNDES vai exigir que o candidato tenha a disponibilidade para realizar viagens a serviço, seja no país ou mesmo no exterior.
Com exceção da ênfase em ciência de dados, todas as ênfases exigem formação específica. Para os casos das ênfases de administração, ciências contábeis, direito, economia, engenharia e psicologia organizacional, também será exigido o registro no respectivo conselho ou na ordem profissional.
O processo de inscrição no concurso
As inscrições no concurso do BNDES poderão ser feitas a partir da próxima sexta-feira (26). Segundo o ministério, as inscrições serão abertas às 10 horas da manhã e permanecerão abertas até o dia 19 de Agosto às 11:59.
Para se inscrever no concurso, o candidato deverá entrar no site da Fundação Cesgranrio. A taxa de inscrição será de R$ 110.
As provas serão aplicadas em todas as capitais do Brasil no dia 13 de outubro. A prova objetiva ocorre no turno da manhã com duração de 4 horas. Já a prova discursiva acontece no período da tarde também com 4 horas de duração.
O candidato poderá escolher a cidade da realização das provas e do cargo no ato da inscrição. É importante lembrar que os candidatos que se candidatarem para as vagas reservadas a pessoas negras deverão passar por um processo de heteroidentificação, uma espécie de procedimento de verificação da condição declarada.