O concurso Belo Horizonte, por meio da prefeitura da capital de Minas Gerais, deve sair em breve. Isso porque, a banca foi oficialmente contratada e o documento publicado nesta quarta-feira, 28 de junho.
A FGV será a banca responsável. Diante disso, o edital deve sair a qualquer momento. Ainda não se sabe maiores informações sobre vagas e cargos.
Entretanto, tudo indica que as oportunidades serão para todos os níveis de escolaridade e que deva comportar áreas como saúde, educação e segurança.
Em 2015 foram liberados alguns concursos. Ao todo foram vários editais. Todos os certames já foram homologados.
Foram ofertadas 300 vagas para Assistente Administrativo, 55 para Analista de Políticas Públicas (em várias especialidades), 350 vagas para Professor Municipal (em diferentes disciplinas) e 04 para o cargo de Auditor – Engenharia Civil.
O município espera alguns editais. São eles:
Concurso SUMOB: a Superintendência Municipal de Mobilidade do Município se prepara para realizar seu primeiro concurso público, para o cargo de Fiscal de Controle Urbanístico e Ambiental. O certame já conta com comissão responsável.
Concurso ISS: o concurso da Secretaria Municipal de Fazenda deve 20 vagas imediatas mais formação de cadastro reserva para o cargo de Agente Fazendário (R$ 7.322,06). O concurso está em processo de escolha da banca.
As propostas das empresas serão abertas no dia 30 de junho.
Concurso SMPOG: a Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão anuncia que o certame conta com comissão formada.
O quantitativo de vagas ainda não foram divulgadas. Já os cargos são para Agente Executivo Governamental, Analista de Planejamento e Gestão Governamental, Analista de Políticas Públicas, Arquiteto e Engenheiro.
Mais uma vitória para os concurseiros que aguardam ansiosamente pelos concursos federais. Na sexta-feira, 16 de junho, a ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, falou sobre os certames autorizados.
O anúncio se deu durante entrevista coletiva, na qual destacou o quantitativo de oportunidades e ministérios. Ao todo, foram autorizadas, 4.436 vagas divididas em 20 órgãos.
Os órgãos que foram contemplados até o momento são:
Durante diálogo, a ministra foi interrogada sobre os demais editais, por exemplo, o concurso IBGE. Sobre o assunto, foi informado que o órgão está no radar e na lista para ser autorizado: “No caso do IBGE, está no nosso radar, sim. No caso, está no pacote do Ministério do Planejamento, que ainda não saiu”.
Sobre a Receita Federal, tudo indica que o edital vá sair em 2024, já que o certame ainda está vigente. Diante disso, são aguardadas novas contratações.
No que se refere aos editais de órgãos ambientais como ICMBio, terão convocação de excedentes. É importante pontuar que os novos certames serão para nível superior.
É válido destacar que os editais que forem autorizados ainda em junho serão liberados ainda este ano. Os que não forem listados nos dias subsequentes, ficarão para 2024.
Dessa forma, as 4.436 vagas autorizadas terão seus editais publicados até dezembro de 2023.
Na terça-feira, 13 de junho, foi publicado no Diário Oficial da União, as bancas para o concurso IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para temporários.
As empresas contratadas foram Selecon e IBFC. Ao todo serão 7.873 vagas temporárias para as seguintes funções:
É fundamental esclarecer que a Selecon também será a banca concurso IBGE para temporários na função de Agente Censitário de Mapeamento. Para este concurso, por exemplo, serão oferecidas 148 oportunidades. O edital de Agente Censitário de Mapeamento está iminente.