Os entusiastas de concursos públicos têm uma grande novidade para se animar, pois o Concurso Banco do Nordeste (BNB) está prestes a sair! Dessa forma, esse edital deve trazer consigo inúmeras oportunidades para quem almeja uma carreira sólida no setor bancário.
Aliás, o contrato com a banca organizadora já foi assinado, e quem vai conduzir o processo seletivo é a Fundação Cesgranrio. Sendo assim, hoje vamos esmiuçar detalhes essenciais desse concurso que está gerando grande expectativa.
Por isso, não deixe de ler até o final para saber tudo sobre o assunto.
Não é segredo para ninguém que a carreira bancária é muito atrativa. Afinal de contas, ela oferece muitas oportunidades de trabalho para níveis médio e superior. Inclusive, muitas instituições oferecem também a chance de crescer por meio da progressão de carreira.
Assim sendo, o certame do BNB é uma ótima oportunidade para quem quer aproveitar tudo o que essa área tem a oferecer. Veja a seguir um apanhado dos principais pontos do edital do certame.
De acordo com o contrato, o concurso oferecerá aproximadamente 500 vagas de nível médio, todas com destino ao cargo de Analista Bancário. Essa é uma excelente notícia para quem deseja ingressar na instituição, pois esse cargo oferece uma série de benefícios e oportunidades de crescimento na carreira. E isso sem a necessidade de ter um diploma universitário.
Um aspecto crucial para quem almeja uma vaga no Concurso BNB é a remuneração. Afinal, os salários dessa categoria figuram entre os mais altos dos cargos de nível médio.
A saber, com base no reajuste de 8% divulgado em 2022, o piso salarial para cargos de nível médio da área bancária é de R$ 3.622,27. Além disso, os servidores do Banco do Nordeste desfrutam de uma série de benefícios, como:
Também existe a possibilidade de participação em um plano de previdência complementar ao INSS mediante contribuição. Além do mais, há oportunidades de ascensão e desenvolvimento profissional.
Também vale lembrar que o cargo de Analista Bancário é CLT. Portanto, os aprovados também contam com todos os direitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho.
Os Analistas Bancários desempenham um papel fundamental no Banco do Nordeste ou em qualquer outra instituição financeira semelhante. Isso porque eles atuam em projetos e processos típicos de uma organização de desenvolvimento regional. O que envolve concepção, desenvolvimento, implementação, operacionalização e monitoramento.
Desse modo, suas tarefas incluem:
Além disso, realizam atividades operacionais do banco, atendendo clientes internos e externos e controlando procedimentos internos para minimizar riscos e erros. Também orientam os clientes na interpretação de normas e na utilização de produtos e serviços oferecidos pelo Banco.
A seleção para o cargo de Analista Bancário do BNB ocorrerá por meio de um Exame de Conhecimentos e Habilidades. Esse exame deve incluir provas objetivas de caráter eliminatório e classificatório.
Além disso, também haverá procedimentos admissionais, como a verificação de documentação e exames médicos complementares.
Se você está pensando em participar do certame, precisa se preparar e estudar as disciplinas que serão cobradas nas provas, que incluem:
Portanto, comece a estudar essas disciplinas básicas antes de se aprofundar nos conteúdos específicos.
O último Concurso Banco do Nordeste para o cargo de Analista Bancário ocorreu em 2018, sob a organização do Cebraspe (antiga Cespe/UnB). Naquela ocasião, foram ofertadas 700 vagas para os cargos de Especialista Técnico 1 – Analista de Sistema e Analista Bancário 1.
Na época, os candidatos enfrentaram provas objetivas e discursivas, com a primeira cobrando questões de Língua Portuguesa, Conhecimentos Gerais, Conhecimentos Bancários e Matemática.
Gostou de saber mais sobre o Concurso Banco do Nordeste que chega em breve? Então comece a se preparar para aumentar as chances de aprovação. Além disso, volte sempre, pois traremos em primeira mão qualquer novidade sobre esse ou qualquer outro certame importante!