O concurso Banco do Brasil está com inscrições abertas até o dia 24 de fevereiro. A banca Cesgranrio é a responsável pelo certame.
Entre os temas que os concurseiros têm mais dificuldades é informática. Você sabe como estudar de forma efetiva? Confira as nossas dicas abaixo.
Quais são os principais assuntos de informática cobrados no concurso BB?
É importante que você se atente ao edital. Contudo, o professor João Paulo acredita que os assuntos que terão maior predominância no certame são os novos.
Os temas como: ferramentas colaborativas, computação na nuvem e sistemas de decisão devem estar em sua prova.
O especialista ainda destaca que assuntos como ‘Malwares’ são abordados de forma mais direta e simples. Por este motivo, deixa como alerta que questões que não podem ser “perdidas” na prova.
Como será a cobrança do tema?
Espera-se que o certame cobre cerca de 15 questões para a disciplina. Os assuntos devem estar distribuídos de forma homogênea. O professor ainda deixou claro que na última prova do BB, de 2021, a banca organizadora veio com três cadernos de provas, todos com questões diversificadas. Mas, a prova tipo C era consideravelmente mais difícil que as demais. Diante disso, o candidato pode se deparar com um caderno mais fácil ou mais elaborado.
Resolução de questões
O importante é a preparação. Como dica, o especialista afirma que o aluno pode levar em conta alguns certames na hora da preparação: “Nesse concurso tivemos um período de inscrições e lapso entre abertura do edital e a prova maiores, o que permite aos alunos uma melhor preparação, sem contar com uma boa base de provas recentes da área bancária feitas pela própria Cesgranrio, como BB2021, caixa PCD, Banco Amazônia e agora o Banrisul“.
Vagas concurso Banco do Brasil
As vagas são para escriturário dividido entre Agente de Tecnologia e Agente comercial. Confira a lista:
CARGO | VAGAS |
Escriturário – agente comercial | 2.000 + 1.000 CR |
Escriturário – agente de tecnologia | 2.000 + 1.000 CR |
Vale lembrar que os aprovados poderão atuar nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
O edital informa que o aprovado fará jus ao valor de R$ 3.622,23. Contudo, serão acrescidos demais benefícios como:
- Auxílio alimentação/refeição e cesta alimentação;
- Auxílio-transporte;
- Participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
- Planos de saúde e odontológico;
- Previdência complementar;
- Auxílio-creche; e
- Auxílio ao filho com deficiência;
- Acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e o requisito é certificado de nível médio em uma instituição reconhecida pelo MEC.
Como serão as provas do concurso Banco do Brasil?
Os interessados serão avaliados além da prova objetiva, pelas demais fases:
- Prova de Redação: de caráter eliminatório, que deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
- Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as): de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
- Procedimentos Admissionais e Perícia Médica: de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Banco do Brasil.
A etapa objetiva do concurso Banco do Brasil está marcada 24 de abril de 2023, 5 horas e serão 70 questões entre conhecimentos básicos e específicos. Para acessar o edital completo, clique aqui.
Funções
De acordo com o edital do concurso Banco do Brasil, as principais funções do cargo são:
- Prestação de orientações aos clientes sobre produtos e serviços oferecidos pelo Conglomerado BB;
- Execução de análise e conferência de documentos, inclusive assinaturas, quando possuir curso de grafoscopia;
- Preparação de correspondências;
- Preparação e processamento de documentos;
- Atualização de registros;
- Resguardo e confidencialidade das informações de interesse do Conglomerado BB;
- Presteza e cortesia no atendimento ao cliente;
- Manutenção e organização dos arquivos sob sua guarda;
- Execução de aplicações financeiras de clientes, segundo as normas estabelecidas;
- Recolhimento e manipulação de informações cadastrais e dados estatísticos;
- Operacionalização de equipamentos de escritório e de atendimento ao cliente e usuário;
- Qualidade das informações prestadas;
- Qualidade e tempestividade dos serviços sob sua condução;
- Adoção de demais ações necessárias para o cumprimento dos objetivos definidos para sua Unidade e para resguardar interesses do Conglomerado BB, nos assuntos relacionados à sua área de atuação.