Concurso Banco do Brasil: URGENTE! TCU determina edital para PCD
Confira todos os detalhes
Mais uma novidade no concurso Banco do Brasil. Na última quarta-feira, 25 de janeiro, o TCU ( Tribunal de Contas da União) determinou que seja realizada uma nova seleção.
Dessa vez, o novo edital vai contemplar o público PCD (pessoa com deficiência). O procurador Sérgio Costa Caribé, do Ministério Público de Contas, foi quem fez a solicitação.
O certame tem o principal intuito de completar o percentual de vagas determinado por lei, já que o BB atualmente conta com 1,84% de servidores PcD, não atende o percentual mínimo de preenchimento destes cargos, que é de 5%.
Com isso, o prazo foi determinado e o Banco do Brasil tem até 90 dias ( 3 meses) para realizar o escalonamento de informações, assim como cumprir o que foi dito pelo TCU, a fim de completar o quadro de servidores e o percentual de vagas para pessoas com deficiência.
É importante destacar que a mesma exigência foi feita no caso da Caixa Econômica Federal que, em 2022, publicou edital exclusivo para PcD com oferta de 1.100 vagas.
Inscrições e vagas concurso Banco do Brasil
Os interessados poderão se inscrever entre os dias 23 de dezembro até 24 de fevereiro de 2023 pelo portal Cesgranrio. A taxa de inscrição é R$ 50.
As vagas são para escriturário dividido entre Agente de Tecnologia e Agente comercial. Confira a lista:
CARGO | VAGAS |
Escriturário – agente comercial | 2.000 + 1.000 CR |
Escriturário – agente de tecnologia | 2.000 + 1.000 CR |
Vale lembrar que os aprovados poderão atuar nos seguintes estados: Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Tocantins e no Distrito Federal.
O edital informa que o aprovado fará jus ao valor de R$ 3.622,23. Contudo, serão acrescidos demais benefícios como:
- Auxílio alimentação/refeição e cesta alimentação;
- Auxílio-transporte;
- Participação nos lucros (geralmente paga duas vezes ao ano);
- Planos de saúde e odontológico;
- Previdência complementar;
- Auxílio-creche; e
- Auxílio ao filho com deficiência;
- Acesso a programas de educação e capacitação e possibilidade de ascensão e desenvolvimento profissional.
A jornada de trabalho é de 30 horas semanais e o requisito é certificado de nível médio em uma instituição reconhecida pelo MEC.
Clique aqui para acessar o edital completo.
Como serão as provas do BB?
Os candidatos interessados serão avaliados através de 04 etapas. Sendo elas:
- Prova Objetiva: sendo de caráter eliminatório e classificatório
- Prova de Redação: de caráter eliminatório, que deve ser estruturada na forma de texto em prosa do tipo dissertativo-argumentativo, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
- Aferição da veracidade da autodeclaração prestada por candidatos (as) pretos (as) ou pardos (as): de caráter eliminatório, sob a responsabilidade da Fundação CESGRANRIO;
- Procedimentos Admissionais e Perícia Médica: de caráter eliminatório, sob a responsabilidade do Banco do Brasil.
A primeira etapa do concurso Banco do Brasil será composta por 70 questões, sendo que 25 questões de conhecimentos básicos e 45 questões de conhecimentos específicos. As provas objetivas estão marcadas para 24 de abril de 2023.