Concurso BACEN 2015: Mais um passo para novo Edital

Com um total de 2.393 cargos vagos em um quadro previsto em lei de 6.470 funcionários, o Banco Central (BC) enfrenta uma situação delicada, pois esse déficit de pessoal, da ordem de 37%, prejudica suas atividades, conforme destacou o presidente do Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central (Sinal), Daro Marcos Piffer, que alertou para a necessidade de contratações imediatas (com base na listagem do último concurso, realizado em 2013), além da convocação de uma nova seleção, para preenchimento de vagas consideradas essenciais nas operações da instituição. Com isso, o edital está mais próximo do que nunca.

O que é o Banco Central?

Criado em 31 de dezembro de 1964 pela da Lei nº 4.595. Assim como os outros bancos centrais do mundo, o brasileiro é uma das principais autoridades monetárias do país, sendo a principal o Conselho Monetário Nacional (CMN). O BCB recebeu esta competência de três instituições diferentes: a Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), o Banco do Brasil (BB) e o Tesouro Nacional.

Antes da criação do Banco Central, o papel de autoridade monetária era desempenhado pela Superintendência da Moeda e do Crédito (SUMOC), pelo Banco do Brasil e pelo Tesouro Nacional.

Apostilas para o concurso do BACEN, já com todas as matérias reunidas, Clique Aqui

Último Concurso

O último concurso realizado em 2013 preencheu 500 vagas para Analista e Técnico, organizado pelo CESPE/UnB. Foram abertas vagas para Belém, Brasília, Porto Alegre, e Salvador.

O salário para técnico foi de R$ 5.421,30. Já para Analista é de R$ 14.289,24.

Vou fazer! O que estudar?

Para os cargos de Técnico, as matérias básicas cobradas no último concurso foram as seguintes:

Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Noções de Direito Administrativo, Gestão Pública, Informática para Usuários, Raciocínio Lógico – Quantitativo.

Apostilas para o concurso do BACEN, já com todas as matérias reunidas, Clique Aqui

Já para o cargos de Analista, as matérias básicas são:

Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Raciocínio Lógico, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Sistema Financeiro Nacional e Sistema de Pagamentos Brasileiros, Economia, Microeconomia e Economia Brasileira.

Veja mais notícias de Concursos Previstos

Comentários estão fechados.