O concurso ALE TO (Assembleia Legislativa do Tocantins) pode acontecer em breve. Novas informações foram repassadas pelo presidente da Casa, o deputado Amélio Cayres (Republicanos).
O deputado também esclareceu que os trâmites envolvendo o certame estão em processo de viabilização.
Sobre a oferta de vagas, espera-se 100 novas oportunidades. Vale pontuar também que o certame é esperado para 2024, mais precisamente, no segundo semestre.
Amélio esclareceu: “Já pedimos para elaborar (o concurso) e já veremos, se Deus quiser, a partir agora do meio ano seguinte. A nossa equipe já está trabalhando neste sentido para organizar”.
Quando aconteceu o último concurso ALE TO?
O último edital do concurso ALE TO aconteceu em 2005. Ao todo foram ofertadas 68 vagas em diferentes níveis de escolaridade: fundamental a superior.
Desde aquela época, as remunerações são atrativas. No ano em questão, os aprovados podiam receber remunerações acima de R$ 7 mil. O auxílio alimentação era de R$ 1.200.
O certame aconteceu em duas fases, sendo elas:
- 1ª Fase – Provas de conhecimentos (Objetiva para os cargos de nível Médio e Objetiva e Discursiva para os cargos de nível Superior), de caráter eliminatório e classificatório;
- 2ª Fase – Provas de Títulos, para os cargos de nível Superior
Outros concursos em Tocantins
O concurso Guarda de Palmas, Tocantins, teve os gabaritos preliminares divulgados. O anúncio foi feito na quarta-feira, 05 de abril.
De acordo com o documento, os recursos serão aceitos no prazo de dois dias úteis, sendo nos dias 6 de abril (das 10h às 23h59) e 10 de abril (das 10h às 23h59).
A solicitação poderá ser realizada por meio do portal da banca organizadora, Fundação Vunesp. Vale lembrar que a prova foi aplicada no dia 2 de abril e composta por 50 questões de múltipla escolha (quatro alternativas), com duração de 3 horas.
Clique aqui e confira o gabarito.
Segundo a banca, foram homologadas 15.449 inscrições, sendo o maior número (13.794) de tocantinenses. As oportunidades foram para pessoas do sexo masculino e feminino, a faixa etária é de 18 até 45 anos.
Os aprovados receberão 30% de adicional de periculosidade, auxílio-alimentação e adicional noturno. Há também estabilidade e possibilidade de progressão na carreira.
Como foram as provas do concurso Guarda de Palmas TO?
A fase objetiva do concurso Guarda de Palmas TO aconteceu no dia 02 de abril de 2023, com três horas de duração, no turno vespertino. Ao todo foram 50 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
- Língua Portuguesa (dez);
- Matemática e Raciocínio Lógico (cinco);
- Atualidades e Conhecimentos Regionais (cinco);
- Noções de Direito (cinco);
- Noções de Informática (cinco);
- Legislação Municipal (dez); e
- Legislação Específica (dez).
Além das provas objetivas, as próximas fases são:
- exame físico;
- avaliação psicológica;
- avaliação médica;
- idoneidade moral; e
- curso de formação, com carga horária prevista de 728 horas/aula.
Clique aqui para acessar o edital completo que consta na página 03 do documento.
Quando foi o último edital Guarda de Palmas TO?
O edital do concurso Guarda de Palmas estava previsto para 2007, porém, foi cancelado. Na ocasião, havia oferta de vagas em um total de 100, sendo 90 para o sexo masculino e 10 para o sexo feminino.
A seleção teve mais de cinco mil inscritos. Contudo, um certame anterior foi de 2001. De acordo com o edital, além da prova objetiva, intelectual, de caráter eliminatório e classificatório, os interessados deveriam ser submetidos às demais etapas:
- Avaliação médica (eliminatório);
- Teste de aptidão física (eliminatório);
- Avaliação psicológica (eliminatório);
- Investigação social da vida pregressa (eliminatório);
- Curso de Formação de Guarda Metropolitano (eliminatório e classificatório).
No concurso Guarda de Palmas TO houveram 50 questões divididas entre as seguintes disciplinas:
- Português – 20 questões
- Matemática – 06 questões
- Geografia do Tocantins – 07 questões
- História do Tocantins – 07 questões
- Conhecimento Específico – 10 questões
Além disso, o Teste de Aptidão Física é destinado para candidatos do sexo masculino e feminino, além da flexão abdominal, ainda contou com: Flexão de braço no solo em 04 apoios para homens, e flexão de braço no solo em 06 apoios para mulheres e corrida aeróbica de 12 minutos.