O concurso AGU (Advocacia-Geral da União) avançou mais uma fase em prol do edital de 300 vagas para três carreiras. Isso porque, o certame contratou oficialmente a banca organizadora.
A Cebraspe será a empresa responsável. As informações foram divulgadas nesta quarta-feira, 14 de dezembro, por meio do extrato de contrato.
O documento ainda faz questão de esclarecer que o contrato foi assinado no último dia 9. Desta forma, AGU e banca devem alinhar o cronograma de realização da seleção.
Miguel Cabrera Kauam, procurador-geral federal, afirma que tem grandes expectativas é de que o edital seja divulgado ainda em 2022.
Os detalhes sobre as carreiras foram determinadas no dia 30 de novembro. Na ocasião determinou que o próximo certame terá a presença de vagas para:
A oferta deste concurso AGU será de 300 vagas, sendo 100 para cada cargo. Vale lembrar que o requisito de escolaridade para os três cargos são nível superior, graduação em Direito. Além disso, é necessário comprovação de dois anos de atividade forense.
Os salários iniciais dos cargos são de R$21.472,49. Será acrescido também auxílio-alimentação, no valor de R$458. O valor é estabelecido para as três carreiras.
Os últimos concursos aconteceram em anos alternado, sendo que procuradores ocorreram nos anos de 2013 (federal) e 2015 (fazenda nacional). O advogado da união também teve edital em 2015.
Para Procurador Federal, os candidatos do concurso AGU foram submetidos às questões com as seguintes disciplinas:
Grupo I (100 questões)
Grupo II (100 questões)
Além disso, tiveram provas discursivas e etapa oral.
Já o certame para Advogado da União e procurador da Fazenda Nacional contaram com muitas etapas. A fase inicial foi a fase objetiva e as demais: discursivas I, II e III, oral e de títulos, além da sindicância de vida pregressa. Sobre o certame, as disciplinas foram:
Grupo I (90 questões)
Grupo II (60 questões)
Grupo III (50 questões)