Concurso AGU 2023 para Procurador Geral da Fazenda
Concurso aberto é oportunidade para quem quer ocupar cargo na Procuradoria Geral
A Advocacia-Geral da União abriu 100 vagas no Concurso AGU 2023 para o cargo de Procurador Geral da Fazenda. Além disso, o edital também possibilita o Cadastro Reserva de candidatos. As vagas do concurso são voltadas para pessoas com diploma de curso de graduação de nível superior em Direito. Contudo, existem alguns pré-requisitos a mais que precisam ser seguidos. Assim, somente o diploma não basta.
Portanto, saiba mais sobre o Concurso AGU para Procurador Geral da Fazenda no artigo abaixo!
Quando e como será a inscrição?
O Concurso AGU 2023 para Procurador Geral da Fazenda está com pré-inscrição aberta desde o dia 9 de janeiro de 2023. E, o prazo final para a inscrição é às 18 horas do dia 7 de fevereiro deste mesmo ano.
Essa pré-inscrição é feita de forma, exclusivamente, online, no endereço oficial do concurso, que está abrigado no domínio da banca organizadora, a Cebraspe. Assim, os interessados devem fazer o cadastro e emitir o boleto da taxa de inscrição por meio desse site. A taxa de inscrição possui um valor de R$ 180,00, sendo que o pagamento pode ser realizado até o dai 14 de março de 2023.
Contudo, é possível pedir isenção da taxa de inscrição, até o último dia das inscrições. Para isso, o candidato precisa possuir todos os requisitos exigidos pelo edital do concurso e seguir os procedimentos exigidos.
No ato da inscrição, também é exigido o envio de uma foto, que siga os padrões definidos pela banca. O candidato poderá acompanhar o deferimento da foto e o prazo novo, caso seja necessário, para reenvio das fotos, por meio de um link especifico. Ele será disponibilizado pela banca, mas será responsabilidade do candidato acompanhar o processo.
Quem pode se inscrever Concurso AGU 2023 para Procurador Geral da Fazenda?
Como dito, as vagas do Concurso AGU 2023 para Procurador Geral da Fazenda são exclusivas para os que possuem diploma da graduação de nível superior de Direito. Contudo, existem outras exigências, como possuir, pelo menos, dois anos de prática forense. Essa comprovação será exigida no ato da inscrição definitiva do candidato.
Além disso, o candidato precisa ter, no mínimo, 18 anos no momento da posse do cargo. E deve ser capaz de entregar todos os documentos e comprovações previstas no edital.
Quais são as etapas do concurso?
O primeiro passo para o Concurso AGU 2023 para Procurador Geral da Fazenda é a realização da pré-inscrição, que já foi explicada. Após isso, os candidatos realizaram uma prova objetiva e provas discursivas, todas com caráter classificatório e eliminatório.
Quem for aprovado nessa etapa, efetuará sua inscrição definitiva no concurso. Nessa etapa, alguns documentos precisam ser entregues. Depois, os candidatos farão uma prova oral, de caráter eliminatório e classificatório, uma análise da vida pregressa e avaliação de títulos. Os aprovados em todas as etapas irão cumprir a carga horária semanal de 40 horas na semana, com um salário inicial de R$ 21.014,49.
Por fim, as informações sobre o conteúdo das provas, cronograma e mais detalhes podem ser encontrados no edital.