Há concurso agente de trânsito aberto. Portanto, interessados, estejam atentos aos prazos pois as inscrições já iniciaram.
Veja a seguir os requisitos e não perca a sua chance.
Estão abertas as inscrições para o concurso da AMMPLA (Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina), em Pernambuco, com o objetivo de preencher 30 vagas para o cargo de agente de trânsito e transporte.
Dessas, 15 são para contratação imediata e as outras 15 destinam-se à formação de cadastro reserva (CR).
Para se candidatar a essa carreira no concurso agente de trânsito, é necessário ter concluído o ensino médio e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “A” e “B”.
O salário inicial é de R$ 4.682,51 para uma jornada de trabalho de 30 horas semanais.
O processo seletivo da AMMPLA seguirá as seguintes etapas:
A prova objetiva do concurso agente de trânsito será composta por 70 questões de múltipla escolha, abrangendo os seguintes temas:
Além disso, haverá uma prova discursiva que consistirá na redação de um texto dissertativo com até 30 linhas. Serão avaliados o domínio do conteúdo dos temas abordados, a experiência prévia do candidato e a adequação quanto às atribuições do cargo.
As provas objetiva e discursiva estão agendadas para o dia 21 de janeiro de 2024, e os locais e horários serão divulgados no edital de convocação, que será publicado em momento oportuno.
Os interessados no concurso agente de trânsito poderão se inscrever até o dia 1º de dezembro de 2023, exclusivamente pela internet, através do site do Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro – IDIB (www.idib.org.br), organizador.
A taxa cobrada é no valor de R$ 148.
Os agentes de trânsito têm a função de monitorar e regulamentar o fluxo de veículos e pedestres nas ruas e estradas, garantindo que as leis de trânsito sejam seguidas. Eles estão frequentemente nas vias, fiscalizando infrações, como excesso de velocidade, estacionamento irregular e uso inadequado de dispositivos de segurança, como cinto de segurança e capacete.
Além disso, esses profissionais podem realizar abordagens de veículos para verificar documentos, como carteira de motorista e documentos do veículo, para garantir que tudo esteja em conformidade com as regulamentações. Eles também desempenham um papel fundamental no controle de tráfego em áreas congestionadas, como cruzamentos e rotatórias, para evitar acidentes e manter o tráfego fluindo.
Em situações de acidentes, os agentes de trânsito são responsáveis por avaliar a cena, auxiliar as vítimas, coordenar o tráfego ao redor do local e garantir que as medidas de segurança sejam tomadas. Sua presença é vital para garantir que as operações de resgate e assistência médica ocorram de forma eficiente.
Além disso, eles desempenham um papel fundamental na educação pública, promovendo a conscientização sobre segurança no trânsito, realizando palestras e distribuindo materiais informativos para incentivar o cumprimento das leis e reduzir acidentes.
Portanto, os agentes de trânsito desempenham um papel multifacetado na manutenção da ordem e segurança no trânsito, trabalhando para prevenir acidentes, fiscalizar infrações e educar a comunidade sobre a importância do cumprimento das leis de trânsito.