O mundo dos concursos é uma caixinha de surpresas. Concurseiros de plantão sabem bem como é estar se preparando para um certame e ver que ele foi adiado ou cancelado.
Outra situação comum é estudar para uma área na qual já até tem experiência e se empolgar com o concurso recém-lançado para outra carreira. Sim, parar tudo para fazer um certame de um campo totalmente diferente é algo que muitos já fizeram.
Em ambas as situações há exemplos de falta de foco, um dos principais problemas de quem não consegue a tão sonhada aprovação.
Exemplos atuais que tiraram foco de concurseiros
Recentemente o edital para o concurso do Senado foi divulgado e muitos concurseiros viram aí uma chance incrível de entrar para o serviço público com altos salários ainda. Afinal, a média de ganhos gira em torno de 20 e 25 mil reais, mas o teto é de R$ 34 mil.
No entanto, de acordo com o histórico de aprovação em concursos do Senado e correlatos, quem conquista as vagas normalmente são participantes que já atuam como servidores, que até ganham bem e estão se preparando faz muito tempo.
Há quem pense que sair do zero para ser aprovado em um concurso assim, desse porte, é algo plausível. Mas, acredite, não é.
Outro exemplo é o recém-confirmado edital de concursos da PF e da PRF, que contarão, juntos, com mais de 4 mil vagas.
Essa é uma notícia que enche os olhos dos concurseiros. E faz com que muitos deles percam o foco em uma determinada área e migrem, deixando tudo o que estudaram para trás.
Isso porque, muitas vezes, não é possível aproveitar conteúdos que são bem pontuais para certas carreiras. Isso é fato. Concursos para carreiras administrativas não abordam as mesmas disciplinas do que certames para carreiras policiais.
Perigo das expectativas altas
Um dos fatores para isso acontecer com muita gente é a pressão para fazer os concursos do momento, acreditando que são oportunidades únicas. Muitos cursinhos, inclusive, vendem essas expectativas a cada edital lançado, gerando muita ansiedade.
É aí que a falta de foco pode aparecer e mexer com todo o seu cronograma de estudos. Você começa a estudar para os concursos super em alta e acaba não se concentrando em nenhum. Ou seja, é um esforço, às vezes, de anos, perdido.
Por isso, a dica é que você escolha uma carreira, aquela que você mais se identifica. E estude somente para ela, se inscrevendo nos concursos dela sempre que saírem editais.
Leia mais sobre isso!
https://noticiasconcursos.com.br/dicas/concurso-publico-carreira-certa/