Você tem a impressão de que poderia estar estudando mais? De fato, se preparar para concurso público não é algo simples e nem rápido. Demanda tempo, organização e dedicação. O esforço, no fim das contas, costuma valer muito a pena.
Pensando em ajudar concurseiros de plantão, listamos três fatores que geralmente impedem a eficácia dos estudos. Confira!
1 – Checar o celular constantemente
O hábito de checar o celular constantemente pode prejudicar muito a vida dos estudantes que querem passar em concurso público. Alguns o consideram até mesmo um vício.
Você pode se ver na seguinte situação: está estudando sem qualquer notificação, seja de mensagem no Whatsapp ou de rede social, mas mesmo assim pega o aparelho para conferir.
Ainda que você não vá ficar mexendo no celular, só de ter parado o seu raciocínio nos estudos para checar se há algo novo vai diminuir a sua produtividade.
Uma solução é você controlar o uso de suas mídias sociais, limitando esse acesso. Atualmente há aplicativos que controlam isso por você, alertando sobre o tempo em que fica conectado ao Facebook ou Instagram, por exemplo. Tem outros app que bloqueiam notificações também, outra possibilidade para concurseiros.
2 – Esperar a vida estar 100%
Muitos concurseiros relatam ter pavor de perder o controle em algum âmbito da vida. Afinal, para estudar plenamente para concursos é preciso que todo o resto esteja bem, não é mesmo?
Entretanto, a vida é cheia de surpresas e não pode ser controlada tal qual uma máquina. Ter tanto medo do caos assim pode fazer com que você se esqueça do objetivo principal, que é estudar para passar em concurso público, e acabe focando em tentar equilibrar sua vida.
A dica, nesse caso, é entender quais são as suas possibilidades e que todos sofrem com altos e baixos.
3 – Não ter espaço ou apoio para estudar
É também um dos fatores que mais atrapalham os concurseiros em suas metas. O estudante precisa ter um cantinho para se concentrar nos estudos. Ainda que more em uma casa pequena, deve-se buscar um espaço minimamente organizado, sem distrações.
Caso você conviva com muitas pessoas em casa – sobretudo durante a pandemia -, vale a pena conversar com elas sobre o seu objetivo de estudos. O apoio familiar ou de amigos que morem com você é super importante para que sua cabeça fique tranquila.
E então, concurseiro, como anda o seu estudo para o próximo certame?
Não deixe de acompanhar todas as dicas que publicamos aqui no Notícias Concursos!