A concordância verbal consiste na harmonização entre o verbo e o sujeito de uma oração. Desse modo, temos a regra básica de que o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa, além de ter, obviamente, marcação temporal.
Este assunto é de muita relevância para concursos, vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio, embora seja mais cobrado de forma mais detalhada nos dois primeiros.
Nesse sentido, apresentaremos questões de concordância verbal em vestibulares e comentaremos logo abaixo.
Questões
Questão 01. (IFSP) Conversar pressupõe um diálogo produtivo entre as pessoas. Significa dizer que conversar é um processo cooperativo entre interlocutores.
Leia o texto abaixo, que representa uma conversa.
No trecho “a gente pode ter conversas literárias”, substituindo-se o sujeito por outro de primeira pessoa do plural, no tempo pretérito perfeito, o resultado é o seguinte:
a) podemos ter conversas literárias
b) podíamos ter conversas literárias
c) poderíamos ter conversas literárias
d) pudemos ter conversas literárias
e) pudéssemos ter conversas literárias
Questão 02. (Mackenzie) As formas que completariam o período “Pagando parte de suas dívidas anteriores, o comerciante ___ novamente seu armazém, sem que se ___ com seus credores, para os quais voltou a merecer confiança”, seriam:
a) proveu, indispusesse
b) proviu, indispuzesse
c) proveio, indispuzesse
d) proveio, indispusesse
e) n.d.a.
Questão 03. (UFS) Identifique a alternativa que completa corretamente a frase: “Ele confirmou que nos ouvirá com prazer, mesmo que ___ problemas que ___ considerados ___ .”
a) surja, sejam, incontornáveis
b) surjam, sejam, incontornáveis
c) surja, seja, incontornável
d) surja, sejam, incontornável
e) surjam, seja, incontornável
Respostas comentadas
Analisaremos agora como deve ser feita a concordância verbal exigida acima.
Na primeira questão, a alternativa correta é a d) pudemos ter conversas literárias.
Nessa questão, o pronome de primeira pessoa do plural mencionado é nós, desse modo, a concordância será feita em “nós pudemos”, que é a forma dessa pessoa no pretérito perfeito.
Logo, percebe-se ser necessário o conhecimento prévio das formas verbais.
Na segunda questão, a resposta correta é a: proveu, indispusesse.
Primeiramente, a questão exige interpretação básica de texto. Em seguida, é necessário aplicar conhecimento dos modos verbais. Desse modo, podemos perceber serão empregados os modos indicativo e subjuntivo do pretérito.
Nesse mesmo sentido, a concordância deverá ser feita na 3.ª pessoa do plural. Assim, a resposta é proveu (3.ª p. do singular do pretérito perfeito do indicativo) e indispusesse (3.ª p. do singular do pretérito perfeito do subjuntivo).
Na terceira questão a alternativa correta é a b: surjam, sejam, incontornáveis.
Esta questão, por sua vez, envolve duas concordâncias verbais e uma concordância nominal.
Desse modo, os verbos surgir e ser, bem como o adjetivo incontornável, devem concordar com problemas, sujeito das orações com lacunas, logo, ganham flexão da 3ª pessoa do plural.