Em novembro, o valor do Auxílio Brasil pode ser menor para alguns beneficiários. Isso porque, alguns tiveram a aprovação do empréstimo consignado pelo programa social. Desse modo, com a contratação do crédito, as parcelas são descontadas diretamente do benefício, o que significa que o valor cai menor na conta.
Segundo a Caixa Econômica Federal, a parcela do empréstimo consignado é descontada a partir do primeiro benefício depois da contratação do empréstimo.
“A data de 07/12 que aparece no extrato do contrato é o prazo para que a Caixa receba o valor do Ministério da Cidadania”, afirma o banco em nota.
Neste caso, é preciso ligar para a central de atendimento do Ministério da Cidadania, pelo número 121. Na ocasião, basta informar a instituição financeira em que o contrato foi “fechado” e solicitar a devolução do valor. Caso haja algum desconto inesperado, o beneficiário pode ir até uma agência da Caixa para pedir a correção da situação.
O interessado no empréstimo consignado do Auxílio Brasil tem as condições expostas antes mesmo de fechar o contrato. Desse modo, é possível verificar o valor de empréstimo, quantidade de parcelas para pagar a dívida, taxa de juros e o valor descontado do Auxílio por mês.
Lembrando que o valor do empréstimo é cotado sobre o benefício tradicional do programa, sendo este de R$ 400. Neste sentido, cada beneficiário pode comprometer até 40% do seu benefício, o que equivale uma parcela mensal de R$ 160.
O calendário de pagamentos de novembro do Auxílio Brasil já está em vigência. Os repasses variam de acordo com o número final do NIS (Número de Identificação Social). Os pagamentos começaram em 17 de novembro e seguem até 30 de novembro.
Podem participar do Auxílio Brasil famílias inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que correspondem aos seguintes requisitos:
A princípio, há três possibilidades para recebimento do Auxílio Brasil: