Você recebeu um e-mail do Nubank nos últimos dias? A empresa vem enviando alguns alertas e comunicados para milhares de pessoas em todas as regiões do país. De acordo com relatos nas redes sociais, o motivo é o mesmo: o banco quer apresentar os detalhes sobre a sua nova política de privacidade.
O e-mail em questão leva o usuário para um link com a atualização da sua nova política. Entre outros pontos, o banco explica quais são os dados que eles podem pegar do usuário, e informa que eles podem ser usados com base em um novo sistema de inteligência artificial. Este ponto específico está gerando polêmica nas redes sociais.
Entre outros tópicos, o comunicado do Nubank afirma que o cidadão que entra no sistema do banco concorda automaticamente em fornecer uma série de dados que farão parte do banco de informações da instituição financeira.
“Quando você solicita a contratação de serviços do Nubank, você nos fornece os seus dados pessoais para que possamos viabilizar a contratação de nossos produtos e serviços e também para te entregar a melhor experiência possível. No Nubank, privacidade, segurança e transparência são valores fundamentais e sempre adotaremos as melhores práticas para garantir a confidencialidade e integridade dos seus dados pessoais”, diz o comunicado.
O Nubank também explica que vai conseguir ter acesso aos dados pessoais sempre que o cliente:
O comunicado também informa que o banco não terá apenas acesso aos dados dos atuais clientes. Eles também conseguirão ter acesso a informações de pessoas que:
No mesmo comunicado, o Nubank também divulgou a lista de dados a que o banco poderá ter acesso:
A lista completa de dados de terceiros que podem ser acessados pelo Nubank é extensa, mas pode ser vista em detalhes neste link.
Nas redes sociais, o comunicado enviado pelo banco gerou críticas de alguns usuários. Alguns deles, por exemplo, lembraram que receberam o comunicado mesmo sem nunca ter sido cliente do Nubank.
“Acabei de receber um email da Nubank sobre a atualização da política de privacidade deles. O que é ótimo né? Eles avisarem os usuários disso. Só tem um grande problema. Eu nunca tive conta na Nubank nem em qualquer banco além do Itaú”, disse um usuário.
Outra polêmica citada pelos internautas foi o anúncio do uso da inteligência artificial nesta permissão de uso de dados. “Uma empresa tech após a outra. Hoje foi a vez do Nubank mudar sua política de privacidade para nos forçar a permitir que nossos dados sejam usados para treinar inteligências artificiais”, criticou outro usuário.