Através do MPS (Ministério da Previdência Social), o governo autorizou que aconteça a antecipação dos pagamentos das pensões, aposentadorias e benefícios sociais do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Portanto, aqueles que quiserem receber o dinheiro do mês de junho ainda no mês de maio, devem notificar o interesse na ação o quanto antes.
A antecipação dos salários do INSS tem validade para todos aqueles que moram nos municípios do Rio Grande do Sul assolados pelas catástrofes naturais das fortes chuvas. Assim, ao menos 300 cidades se enquadram em tal situação, onde o governo já decretou o estado de calamidade pública.
O Rio Grande do Sul, infelizmente, vem enfrentando uma de suas piores catástrofes naturais de toda história. As chuvas intensas da última semana resultaram em cerca de 29 mortes, 60 pessoas desaparecidas, 70 mil cidadãos afetados de alguma forma por enchentes, alagamentos, por enxurradas e também por ventos fortes. Dos 70 mil atingidos, aproximadamente 10 mil pessoas ficaram desalojadas, ao passo em que quatro mil ficaram desabrigadas.
Uma região que integra a barragem da usina geradora de energia, localizada na bacia do Rio Taquari-Antas, se rompeu na semana passada. Com isso, o nível do rio subiu, ameaçando as cidades que ficaram abaixo do nivelamento da barragem.
Com tudo isso, a Defesa Civil orientou os moradores dos municípios que sofreram com as fortes chuvas, a deixarem as atuais casas localizadas nas áreas de risco. Dessa forma, as famílias devem buscar por um abrigo em locais devidamente seguros.
Luiz Inácio Lula da Silva, que é o atual presidente do país, junto de alguns ministros, visitou o estado gaúcho na última quinta-feira (02). Lula, por sua vez, assegurou que não faltarão recursos advindos do governo. Isso porque há empenho por parte de todas as esferas do país para ajudar os cidadãos na reconstrução dos municípios devastados.
Aqueles que moram nas cidades que, infelizmente, foram atingidas com as chuvas fortes que resultaram em cheias de rios. Com isso, a catástrofe deixou dezenas de municípios submersos, incluindo Porto Alegre, capital do estado. Assim, poderão antecipar os salários do INSS quem está sofrendo com o ocorrido recentemente nessas regiões.
A antecipação, portanto, funcionará da seguinte maneira:
Lembrando que, em maio, também será paga a segunda parcela referente ao 13º salário do INSS.
Quem efetuar a antecipação dos salários do INSS do mês de junho, receberá no mês de maio:
Estão autorizados a solicitar o adiantamento quem recebem pensão, aposentadoria ou BPC (Benefício de Prestação Continuada). Aqueles que estão acessando os benefícios temporários não terão direito.
Número final do benefício Data de liberação
1 24 de maio
2 27 de maio
3 28 de maio
4 29 de maio
5 31 de maio
6 03 de junho
7 04 de junho
8 05 de junho
9 06 de junho
0 07 de junho
Número final do benefício Data de liberação
1 e 6 03 de junho
2 e 7 04 de junho
3 e 8 05 de junho
4 e 9 06 de junho
5 e 0 07 de junho