Recentemente, a Caixa Econômica Federal utilizou suas redes sociais para emitir um comunicado importante: o banco divulgou as centrais oficiais para que os seus clientes possam entrar em contato se necessário, o que é especialmente importante na hora de combater uma série de golpes.
Afinal, infelizmente a tecnologia tem aberto caminhos para muitas pessoas mal intencionadas abusarem da boa vontade de suas vítimas, causando prejuízos não só financeiros, como também emocionais.
Para saber mais sobre o que vem acontecendo, acompanhe este texto e tire as suas dúvidas.
Comunicado Caixa ajuda no combate a golpes que vêm acontecendo
O comunicado Caixa feito via rede social X (antigo Twitter) é para reforçar quais são os canais oficiais de atendimento do banco. Esse posicionamento da instituição financeira é extremamente importante para combater os golpes que vêm acontecendo, especialmente pela internet.
Entenda como tem acontecido o golpe do falso atendimento:
- Basicamente, um criminoso entra em contato com uma vítima na hora de coletar informações que são consideradas confidenciais, como dados bancários e senhas;
- Ao se passar por um banco, no caso, pela Caixa Econômica (ou qualquer outro banco), esses golpistas solicitam esses dados dizendo que a vítima deve informá-los para garantir que esteja tudo certo com o dinheiro e com a conta da pessoa;
- Por conta da persuasão dos criminosos e do medo que a vítima pode sentir de haver algo errado com suas contas, elas acabam passando essas informações confidenciais aos golpistas, gerando prejuízos financeiros e emocionais depois de cair do golpe.
Há, ainda, golpistas que podem solicitar algum tipo de pagamento via PIX, para garantir que a conta da pessoa esteja protegida. Porém, esse tipo de abordagem nunca acontecerá pelos canais oficiais de atendimento. Um banco nunca pedirá um PIX para garantir que você esteja com a sua conta segura.
Além disso, as instituições financeiras não podem solicitar dados tão sensíveis como número de cartão e senha via WhatsApp. Portanto, se alguém ligar para você ou entrar em contato via e-mail ou WhatsApp com esse tipo de assunto, desconfie e procure imediatamente outro canal de atendimento do seu banco.
Centrais de atendimento oficiais da Caixa
Como forma de informar os seus clientes e garantir que as pessoas conheçam melhor quais são as centrais de atendimento oficiais da Caixa Econômica Federal, o banco fez um recente comunicado divulgando essas informações. A seguir, listamos esses números e contatos para que você tenha salvo em um local acessível e se proteja de possíveis golpes:
- Para enviar uma reclamação, ou mesmo tirar uma dúvida, ligue: 0800 726 0101 (SAC Caixa) ou 0800 726 2492 (para pessoas com deficiência);
- Central “Alô, Caixa” via telefone e WhatsApp: 0800 104 0 104;
- Informações sobre PIS, FGTS e benefícios sociais: telefone 0800 726 0207;
- Informações sobre o Bolsa Família: número 111.
Esses são os números oficiais nos quais você pode ter acesso na hora de entrar em contato com a Caixa. Se outros números têm chamado você no WhatsApp, desconfie e procure uma agência. Nunca faça transferências de valores nem apresente seus dados pessoais para qualquer pessoa. Proteja-se!