A história do rádio é fascinante, afinal esse meio de comunicação reúne três tipos de tecnologia, a telegrafia, o telefone sem fio e as ondas de transmissão. Ele revolucionou uma época e por anos foi o maior meio de comunicação do mundo.
A maioria dos estudiosos e pesquisadores apontam o italiano Guglielmo Marconi e Nikola Tesla como o inventores do rádio. No Brasil, a primeira transmissão ocorreu em 1923.
A história dos meios de comunicação poderão aparecer em provas de vestibulares de todo país, assim como no Enem. Por isso vale a pena ficar ligado, acompanhe!
Precursores
A descoberta das ondas de rádio foram descobertas em 1860 pelo físico escocês James Maxwell, contudo, só foi apresentada em 1866 por Heinrich Hertz.
Hertz demonstrou a variação da corrente elétrica em forma de ondas de rádio. Por conseguinte, Guglielmo Marconi introduziu a linha telefônica aos sinais de rádio, denominado telégrafo sem fio.
Posteriormente ocorre a primeira transmissão em um uma regata esportiva de Kingstown em Dublin. Já em 1901, Marconi recebe o Nobel de física.
Vale dizer que em 1915 Nikola Tesla entrou com uma liminar no Tribunal Norte-Americano argumentando que criou o modelo idealizado por Marconi.
Somente em 1943 a Suprema Corte dos Estados Unidos reconheceu Tesla como o inventor do rádio.
Primeira transmissão de voz
Em 1906 aconteceu a primeira transmissão de voz e música por ondas de rádio nos Estados Unidos. Entretanto, Reinald Fessenden reproduziu por uma hora música e bate papos para radioamadores.
Foi um período de muitos experimentos e muita dificuldade. O rádio torna-se um veículo de massa somente após 1927 quando passa a controlar melhor as estações.
Muito se especula que a demora esteja alinhada a Primeira Guerra Mundial que acabou limitando a difusão do rádio, mesmo que já existisse diversas emissoras.
O interesse volta a crescer após o conflito, e por isso muitos governos começam a monitorar as transmissões, mesmo que em muitas vezes elas acontecessem de forma clandestina.
História do Rádio no Brasil
O rádio chegou em terras brasileiras em 1923 e teve a primeira transmissão na Exposição do Centenário da Independência, quando estrangeiros instalaram a estação Corcovado.
O tema apresentado foi a ópera “O Guaraní” de Carlos Gomes. Mais tarde nasceu a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro, transmitindo músicas, poesia, além de informações sobre a cidade.
Como falamos acima, o rádio torna-se popular em 1927 com a transmissão de discos diretamente no microfone. Começa a Era de Ouro do Rádio, com a profissionalização do meio, trazendo para a cena artistas, radionovelas, programas humorísticos, entre outros.