Comunicação no trabalho híbrido: Dicas que podem ajudar você!

Comunicação no trabalho híbrido: Dicas que podem ajudar você!

Sem dúvidas, manter uma boa comunicação no trabalho híbrido é um grande desafio para a liderança. Afinal, não estamos frente a frente, durante horas do dia, para poder conversar, tirar dúvidas e direcionar os liderados, não é mesmo?

Porém, isso não quer dizer que a comunicação no campo online precisa ser ruim e negativa. A seguir você entenderá algumas ações que podem tornar essa prática mais interessante. Vamos lá?

Dicas de comunicação no trabalho híbrido

A comunicação no trabalho híbrido precisa ser bem desenvolvida para manter o time focado quando este não está presente na empresa. Para isso, medidas simples, porém primordiais, podem ser consideradas. Veja algumas delas:

1. Eleja um canal de comunicação oficial

Tenha um canal de comunicação oficial como ponto de partida. Isto é, se a comunicação irá acontecer por meio de um e-mail corporativo, então foque em usar apenas este e-mail! Dito de outro modo, cuidado para não misturar diversos canais, como e-mail, telefone, WhatsApp e até redes sociais… Afinal, o colaborador poderá alegar que não viu a mensagem, uma vez que não existe um padrão de comunicação.

2. Faça encontros virtuais semanais – com pautas definidas!

Os encontros virtuais podem ajudar na hora de manter uma boa comunicação no trabalho híbrido. No entanto, cuidado para não tornar esses encontros maçantes, sem agregar valor. O ideal é que haja uma pauta bem definida: o que você deve verificar nesse encontro? O que conversar com os seus liderados? Como abordar determinados temas? Verifique isso com antecedência e deixe a pauta da reunião sempre disponível para todos.

3. Combinou na reunião? Envie a ata pelo canal de comunicação

Se porventura você e os seus liderados combinarem novos passos em uma reunião, lembre-se de enviar uma ata pelo canal oficial de comunicação. Isto é, evite deixar certos conteúdos apenas no campo da fala, ali, durante uma conversa na reunião. O ideal é registrar o que foi dito, para que seja possível direcionar a equipe de acordo com os combinados.

4. Deixe clara a sua disponibilidade em auxiliar

Pode ser que com o passar dos dias a sua equipe enfrente dificuldades e tenha dúvidas com relação aos projetos que devem ser desenvolvidos. Sendo assim, se você quer oferecer uma boa comunicação no trabalho híbrido, lembre-se de demonstrar abertura para que lhe procurem. Diga que está disponível no canal de comunicação oficial, e mantenha uma proximidade, perguntando como as coisas estão sendo desenvolvidas.

Dessa forma, a equipe poderá se sentir mais instigada em seguir adiante, ao mesmo tempo em que poderá lidar melhor com as próprias dúvidas e questionamentos.

5. Acompanhe o desenvolvimento de cada colaborador/liderado

Por fim, lembre-se de acompanhar, de perto, o desenvolvimento de cada colaborador/liderado. Esse acompanhamento pode ser feito por reuniões online e também no momento em que a equipe está presente na empresa. Assim, torna-se possível conhecer cada membro da equipe, visando desenvolver projetos mais alinhados com cada perfil.

Construa uma comunicação mais assertiva com a sua equipe!

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