Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!”- em 5 artigos.
Nesta quinta e, portanto, última parte, falaremos sobre como fazer o seu planejamento de comunicação, como elaborar a mensagem e suas vantagens.
Como posso fazer um planejamento de comunicação?
Deve sempre levar em conta os objetivos e as particularidades de sua empresa, mas existem alguns pontos para elaborar esse planejamento que são comuns a todas as empresas, são eles:
- Análise do quanto o público alvo se identifica com a as empresa. É preciso analisar, mensurar e verificar a variação da imagem;
- Qual o tipo de resposta deseja obter do seu público. Essa resposta pode ser de três tipos: comportamental (a partir da convicção, compra), cognitiva (conhecimento), e afetiva ( preferência);
- O custo total de implementação, a justificativa das despesas e a indicação do retorno esperado ( fundamental em qualquer planejamento);
- Decisão sobre o mix de comunicação de marketing, que engloba: Propaganda; Relações Públicas/Publicidade; Vendas Pessoais; Promoção de Vendas e ações de MKT Direto.
- Seleção dos canais de comunicação nos quais a mensagem será transmitida (Campanhas feitas por pessoas em pontos de vendas? Internet, quais redes sociais? etc).
Elaboração da mensagem
Para a melhoria da comunicação de sua empresa, após todos passos anteriores, deve ter atenção na mensagem elaborada.
Essa mensagem deve atrair a atenção, manter o interesse, despertar o desejo e levar à ação.
Por isso o conteúdo é fundamental, pois ele pode ser:
Racional: destacam-se a qualidade, o valor, desempenho, etc.
Emocional: destacam-se o positivo (humor) e o negativo (medo), por exemplo.
Comportamental: destacam-se o certo e o errado, legal/ilegal.
Implementando das ações
Para implementar o PICE deve descrever as previsões e como serão controladas as ações.
Deve-se escolher um responsável (caso tenha uma equipe) para acompanhar esse plano.
O que eu ganho com isso?
Você ganha uma melhoria significativa na qualidade de comunicação de sua empresa, fazendo uso de todas essas análises, e principalmente, colocando o PICE como um fator relevante na sua gestão.
A comunicação é a ligação entre você e o seu cliente, logo melhorando a forma de se comunicar, melhorará a imagem de sua empresa e as suas vendas.
Realizar a gestão da comunicação empresarial do seu negócio é um dos caminhos para seu sucesso!