Empreendedorismo

Comunicação Empresarial – Estou falando sério! – Quais são as etapas do PICE? – Parte 2

Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!”- em 5 artigos.

Nesta segunda parte falaremos sobre mais sobre o PICE (Etapas e objetivos).

Planejamento Integrado de Comunicação Empresarial

No primeiro artigo dessa série, você ficou sabendo o que é um PICE, seus critérios e estratégias. Agora exploraremos mais as etapas de processo desse planejamento.

As etapas do PICE

Os objetivos corporativos precisam ser definidos

A comunicação empresarial pode estar alinhada de forma estratégica para o alcance dos objetivos da empresa.

Como em todos os planejamentos, é necessário realizar o diagnóstico da situação.

Comunicação interna

Para isso precisa levantar o histórico de alguns pontos de sua empresa:

  • Política de marketing,
  • Atividades,
  • Pontos fortes e fracos,
  • Pontos de venda da concorrência,
  • Serviços de pós-venda,
  • Sucessos e fracassos mercadológicos e suas razões,
  • A estrutura de distribuição,
  • Pontos de venda,
  • Outros fatores relativos à estrutura de negócios da empresa.

Como tem se dado a comunicação interna de sua empresa com:

  • Fornecedores (antigos, atuais e potenciais),
  • Clientes,
  • Empregados,
  • Imprensa,
  • Associações patronais,
  • Sindicatos,
  • Governo,
  • Bancos e outros segmentos da comunidade de negócios,
  • Comunidade em geral: líderes da comunidade, delegados de polícia, sociedades beneficentes etc.
  • Concorrentes,
  • Outros segmentos do público externo.

Comunicação externa

Deve avaliar como está a sua comunicação externa com:

  • Folhetos institucionais,
  • Publicidade legal,
  • Publicidade comercial em geral,
  • Publicidade institucional,
  • Anúncios de recrutamento,
  • Relatórios anuais da administração,
  • Outros veículos de comunicação externa.

Deve analisar todas as atividades relacionadas à comunicação externa: política de brindes, sistema de remessa de propagandas (folhetos ou online), todas as atividades que envolvem público externo.

Acompanhe as próximas postagens dessa série e aproveite a usualidade do PICE como ferramenta estratégica.