Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!”- em 5 artigos.
Nesta segunda parte falaremos sobre mais sobre o PICE (Etapas e objetivos).
Planejamento Integrado de Comunicação Empresarial
No primeiro artigo dessa série, você ficou sabendo o que é um PICE, seus critérios e estratégias. Agora exploraremos mais as etapas de processo desse planejamento.
As etapas do PICE
Os objetivos corporativos precisam ser definidos
A comunicação empresarial pode estar alinhada de forma estratégica para o alcance dos objetivos da empresa.
Como em todos os planejamentos, é necessário realizar o diagnóstico da situação.
Comunicação interna
Para isso precisa levantar o histórico de alguns pontos de sua empresa:
- Política de marketing,
- Atividades,
- Pontos fortes e fracos,
- Pontos de venda da concorrência,
- Serviços de pós-venda,
- Sucessos e fracassos mercadológicos e suas razões,
- A estrutura de distribuição,
- Pontos de venda,
- Outros fatores relativos à estrutura de negócios da empresa.
Como tem se dado a comunicação interna de sua empresa com:
- Fornecedores (antigos, atuais e potenciais),
- Clientes,
- Empregados,
- Imprensa,
- Associações patronais,
- Sindicatos,
- Governo,
- Bancos e outros segmentos da comunidade de negócios,
- Comunidade em geral: líderes da comunidade, delegados de polícia, sociedades beneficentes etc.
- Concorrentes,
- Outros segmentos do público externo.
Comunicação externa
Deve avaliar como está a sua comunicação externa com:
- Folhetos institucionais,
- Publicidade legal,
- Publicidade comercial em geral,
- Publicidade institucional,
- Anúncios de recrutamento,
- Relatórios anuais da administração,
- Outros veículos de comunicação externa.
Deve analisar todas as atividades relacionadas à comunicação externa: política de brindes, sistema de remessa de propagandas (folhetos ou online), todas as atividades que envolvem público externo.
Acompanhe as próximas postagens dessa série e aproveite a usualidade do PICE como ferramenta estratégica.