Dividimos a série “Comunicação Empresarial, estou falando sério!” – em 5 artigos.
Nesta terceira parte falaremos sobre a identidade visual e avaliação da comunicação interna da sua empresa.
Você já criou uma identidade para seu negócio
A sua empresa possui uma identidade visual. Mesmo que nunca tenha se preocupado com isso, já está feito. No caso pode ser uma identidade visual negativa. Assim como, caso nunca tenha parado analisar a comunicação de sua empresa, a chance dessa comunicação ser falha é grande.
Nas duas situações, não é porque estamos falando de algo que não foi planejado, que esse algo não exista ou não faça parte da imagem do seu negócio. Por isso é tão importante essa avaliação.
Identidade visual
Os elementos visuais também são fundamentais no diagnóstico da sua empresa para elaborar o PICE, deve observar:
Logotipo;
Identidade corporativa atual;
Sinalização interna;
Linguagem usada nas mensagens emitidas (forma escrita e visual)
Pontos de avaliação quanto à comunicação interna
Já sobre a sua comunicação interna, os pontos de avaliação:
- Jargão interno,
- Inter-relacionamentos;
- Canais formais e informais de comunicação interna e externa;
- Estruturas de poder;
- Cultura interna,
- Falta ou excesso de normas,
- Identificação de áreas de atrito (existentes ou potenciais),
- Grau de abertura para novas ideias (de baixo para cima),
- Grau de aceitação para novas ideias (de cima para baixo).
Por onde tem passado a sua comunicação interna?
Analise quais os meios são utilizados para a comunicação interna:
Quadros de avisos, comunicação escrita, intranet, integração de novos funcionários, veículos de comunicação interna.
Quanto as atividades relacionadas a comunicação interna: festas e eventos da empresa, competições esportivas, campanhas motivacionais, treinamentos interativos .
Nos próximos artigos relacionados a essa série falaremos mais sobre pontos que devem ser explorados na sua comunicação empresarial.