Existem alguns comportamentos de pessoas com inteligência emocional que podem denunciar o quanto as emoções estão equilibradas e bem cuidadas.
Se você deseja saber quais são esses comportamentos e, além disso, tem o desejo de colocá-los em prática na sua rotina, acompanhe este texto até o fim e saiba mais!
Elencamos 5 comportamentos de pessoas com inteligência emocional para que você possa saber mais sobre esse cuidado com a saúde mental e, quem sabe, incluir essas ações na sua rotina. Vamos lá?
Um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional é a capacidade de escutar as próprias emoções.
Erroneamente, algumas pessoas acham que ignorar o que se sente é a melhor forma de lidar com as emoções. Mas não é bem assim.
Quando apenas deixamos de lado os nossos sentimentos e emoções, eles passam a controlar as nossas ações mais do que imaginamos. E ainda, podem crescer a cada dia, até se tornar um problema de psicossomatização, por exemplo.
Por isso, escute o que você sente e tente entender os gatilhos emocionais por trás disso. Assim você terá uma capacidade maior de controlar suas emoções.
Uma pessoa que possui inteligência emocional costuma ouvir melhor os outros. Isso dá a ela muito conhecimento sobre a vida e sobre as relações interpessoais.
Além disso, um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional é justamente ser uma pessoa empática, que houve e que se coloca no lugar da outra pessoa.
E assim, constrói relacionamentos mais positivos, respeitosos e duradouros.
Aprender a dizer “não” é fundamental para manter a saúde mental e a qualidade de vida. Afinal, se simplesmente aceitarmos qualquer coisa, estaremos permitindo que as outras pessoas comandem as nossas vidas.
Por isso, um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional é justamente saber o momento certo de negar algo. E ainda, essa pessoa nega sem se sentir culpada por conta disso.
A capacidade de adaptação é um dos sinais de que uma pessoa tem as suas emoções mais bem gerenciadas.
Pois quem vive sempre no limite, ou seja, de maneira completamente regrada e sem nenhum tipo de capacidade de resiliência, pode colapsar emocionalmente sempre que uma mudança – por menor que seja – venha a acontecer.
Sendo assim, se você quer se tornar uma pessoa com inteligência emocional, busque sempre formas de se adaptar ao novo de maneira consistente, sem jogar fora a sua saúde mental por conta disso. Respire e analise o novo.
Por fim, um dos comportamentos de pessoas com inteligência emocional que mais chama a atenção é a capacidade de deixar o perfeccionismo de lado.
Quem ainda permite que as emoções falem mais alto acaba buscando o perfeccionismo que, na prática, é inalcançável.
Isso faz com que essa pessoa – com tendência perfeccionista – nunca saia do lugar, procrastine, sofra e se frustre. Portanto, fique de olho nesses comportamentos e comece a desenvolver essa inteligência em você.
Boa sorte!