O Dia das Mães é tradicionalmente um dia de compras muito movimentado no Brasil e no mundo. No entanto, os varejistas online esperam ansiosamente por esse dia porque os hábitos de compra dos consumidores estão mudando constantemente. Por isso que hoje, nós indicaremos como vender mais em e-commerce no Dia das Mães.
De fato, as flores do Dia das Mães evoluíram de peça central do feriado para uma adição atenciosa a um presente. Dessa forma, os filhos estão começando a dar mais valor aos bens de consumo não tradicionais. Esses itens de consumo estão ganhando destaque, refletindo diretamente no mercado de e-commerce.
Agora, é hora de pensar algumas ações para aumentar as vendas no Dia das Mães no e-commerce. Assim, daremos algumas opções para implementar no seu negócio.
Para maximizar os lucros em datas comemorativas, uma campanha de marketing é fundamental. Com ou sem grandes descontos, o marketing é a parte da estratégia do seu negócio que traz clientes para a sua loja online.
Este dia é uma data muito especial, e por ser uma ocasião tradicional é significativa para dar e receber presentes. Por isso, diferenciar-se da competição e fidelizar clientes exige uma identidade visual forte.
Assim, o nome e a identidade da campanha devem ser adaptados ao público-alvo e bens promovidos.
Agora que a identidade visual da marca está completa, é hora de divulgar suas campanhas nos canais de venda apropriados. Além disso, é fundamental ressaltar que a identidade visual utilizada na loja online deve acompanhar as peças divulgadas nos canais de venda: anúncios, mídia social ou e-mail.
Não basta apenas veicular seu anúncio na semana do Dia das Mães, pois os presentes devem ser comprados com antecedência para garantir que cheguem antes do segundo domingo de maio.
É verdade que o alcance orgânico dos canais de venda tem limite. E como tal, é essencial destinar fundos especificamente para estes canais. Dessa forma, você pode garantir que as pessoas visitarão sua loja online.
Os eventos de venda sazonais são absolutamente cruciais?
De modo algum, e especialmente não neste caso em que a demanda de promoções é tão alta.
No entanto, os descontos são mais uma das opções! E seu concorrente está vendendo o mesmo produto, mas o produto do seu concorrente está mais caro, você provavelmente concretizará a venda. Alie as promoções à sua estratégia de venda.
Os esforços da campanha devem se concentrar em atingir esse público potencialmente compartilhável. Assim, é possível voltar suas ações para aumentar a identidade visual da marca, seus canais de distribuição ou sua segmentação criteriosa antes de realizar um investimento.
O público-alvo deve ser altamente segmentado quando você efetua anúncios de campanha. Agindo desta forma, você pode aumentar consideravelmente a probabilidade de compra do seu produto ou anúncio.
Busque saber o que a maioria das pessoas que compra presentes de Dia das Mães. Mas saiba que pessoa à sua frente realmente precisa de algo específico, e, novos produtos geralmente são os que mais vendem.
Planeje bem para adicionar produtos quentes às ofertas do seu catálogo, comprando aqueles que estão vendendo bem no momento. Deve-se tomar cuidado para não investir demais em um único produto e acabar com prateleiras cheias de estoque não vendido.
É uma técnica utilizada para aumentar o preço do ticket médio para atrair mais clientes. Agrupe produtos em uma única oferta como um “kit de produtos” ou “combo de produtos”.
Os combos são uma forma de oferecer descontos na compra de mais produtos, aumentando o ticket médio de compras e o lucro brutos, pois os clientes comprarão mais itens. Assim, pacotes com desconto são muito mais atraentes.
No e-commerce, o sucesso ou fracasso do negócio depende do valor do frete. As diferenças reais podem ser pequenas, mas, elas não serão suficientes para impedir que um cliente faça uma compra de um concorrente.
Portanto, preste muita atenção ao custo tarifário de seus produtos. Além disso, ofereça entrega no prazo, sendo um excelente marketing de retorno.
Da mesma forma, se você fornecer um cupom de desconto de um ano, o cliente pode comprar o presente de Dia das Mães em sua loja no ano seguinte.
Esta é uma demonstração marcante do compromisso da empresa com o cliente.