Se você participou da última edição do ENEM, Exame Nacional do Ensino Médio, e deseja concorrer à uma vaga em uma universidade brasileira, então você pode se inscrever no SISU!
O SISU, Sistema de Seleção Unificada, é uma plataforma que permite que candidatos de todo o país que participaram do ENEM disputem uma vaga em centenas de universidades e faculdades.
Contudo, o uso deste sistema pode ser um pouco complicado para aqueles que ainda não dominam as suas particularidades e datas. Dessa forma, para te ajudar a conquistar a sua vaga na universidade, o artigo de hoje trouxe um resumo com tudo o que você precisa saber sobre o uso do SISU. Vamos conferir!
SISU 2023: inscrições
O período de inscrições para o SISU 2023 começou hoje, no dia 16 de femeeiro de 2023. Os candidatos poderão escolher universidades e concorrer a vagas nas mesmas instituições até o 24 de fevereiro.
Todos aqueles que realizaram fizeram a prova do ENEM ano passado podem participar do SISU, com exceção daqueles que zeraram a redação.
Além disso, devemos destacar também que o SISU irá oferecer vagas tanto para cursos presenciais como para cursos à distância.
SISU 2023: como funciona?
Basicamente, o SISU funciona da mesma forma todos os anos. A plataforma é direcionada para aqueles que querem frequentar uma universidade pública no Brasil.
Tenha em mente também que que a seleção do SISU acontece duas vezes por ano: no primeiro e no segundo semestre.
SISU 2023: as datas mais importantes
Confira quais serão as datas do cronograma adotado pelo SISU no primeiro semestre de 2023!
Como usar o SISU: passo a passo
Entre os dias 16 e 24 de fevereiro, os candidatos deverão entrar no site do SISU e buscar o curso de interesse. Também pode-se procurar a quantidade de vagas para o sistema de cotas e para a ampla concorrência.
Com os cursos e as universidades escolhidos, os candidatos devem escolher a modalidade de concorrência (ampla concorrência, cotas, etc).
Agora é só aguardar o dia dos resultados, que serão liberados no dia 28 de fevereiro. Caso você seja selecionado, aceite a sua vaga e procure saber quais serão os documentos necessários para a matrícula.