Como usar o Google Drive? Aprenda as melhores ferramentas do armazenamento em nuvem - Notícias Concursos

Como usar o Google Drive? Aprenda as melhores ferramentas do armazenamento em nuvem

Confira as principais funções da plataforma e como organizar seus arquivos de maneira mais simples e otimizada.

As plataformas de armazenamento em nuvem são uma forma prática de guardar e acessar seus arquivos. Por isso, saber como usar o Google Drive e todas as suas principais funções pode tornar sua rotina de trabalho ou estudos bem mais simples.

Então, se você ainda não conhece a ferramenta ou não sabe como potencializar seu uso, continue conosco por aqui. Afinal, deixamos dicas valiosas para te ajudar a conhecer as melhores funções que a plataforma oferece aos usuários.

O que é o Google Drive?

O Google Drive é o serviço de armazenamento em nuvem para arquivos de várias extensões. Ele funciona mais ou menos como um computador remoto, onde você pode incluir dados importantes para acessar quando e onde quiser.

Assim, ele está vinculado à sua conta Google, e normalmente também vem em um aplicativo nativo nos celulares com Android. Dessa maneira, acessar e compartilhar conteúdos se torna muito mais fácil, usando essa plataforma.

Por isso, aprender como usar o Google Drive pode facilitar a maneira como você guarda seus principais arquivos. A plataforma possui várias opções de funções interessantes e muito úteis, vale a pena conhecer as melhores.

Leia mais: Google Drive vai ACABAR? Confira LISTA de quem não poderá mais utiliza-lo!

Dicas para aprender como usar o Google Drive

Então, agora que você já conhece a importância de usar a plataforma, hora de entender como utilizar as funções. Por isso, deixamos alguns tópicos com as principais dicas para descobrir as melhores utilidades do armazenamento em nuvem.

1.Armazenamento de conteúdos

A principal função, para quem quer aprender como usar o Google Drive, é o armazenamento de conteúdos. Dentro da plataforma, você consegue organizar seus arquivos, criar novos documentos (texto, planilha, apresentações, imagens ou PDFs).

Ele funciona com o sistema de armazenamento em pastas, que podem ou não ser compartilhadas. Assim, todos os arquivos ficam disponíveis com vínculo em sua conta Google (seu e-mail Gmail), que você pode acessar de forma remota.

2.Compartilhamento de dados

Outra função importante para aprender como usar o Google Drive é o compartilhamento de arquivos. Assim, a plataforma oferece a opção de vários usuários acessarem os mesmos conteúdos de forma simultânea, em duas alternativas diferentes:

  • compartilhamento de pastas: você pode compartilhar o conteúdo de uma pasta com outros usuários, e ele verá em tempo real novos arquivos e dados que adicionar;
  • compartilhamento de arquivos: você pode utilizar o link de um arquivo para compartilhar o acesso com outros usuários.

Dessa maneira, basta clicar com o botão direito do mouse no arquivo ou pasta que gostaria de enviar e clicar em compartilhar. Então, você pode adicionar pessoas usando o endereço de e-mail, ou somente obter o link para o arquivo.

3.Separação por cores – como usar o Google Drive

Ainda, para facilitar a identificação e organização dos conteúdos, as etiquetas coloridas são uma forma de aprender como usar o Google Drive. Assim, elas podem tornar ainda mais simples a identificação dos arquivos e pastas.

Além disso, você pode incluir apenas uma cor, mas trocar quantas vezes quiser ou precisar. Outra forma de fazer essa organização é criando novas pastas em sua conta, para armazenar seus dados de forma mais simples.

Para acessar essa função, basta clicar com o botão direto sobre a pasta e depois em Organizar. Ao final do menu, você encontra uma paleta limitada de cores para adicionar a cada uma de suas pastas.

4.Extração de textos e imagens em PDF

Dentro dos documentos, você pode fazer o download de conteúdos em várias extensões, inclusive com o fator de conversão. Por isso, uma parte importante de aprender como usar o Google Drive é entender essa dinâmica.

Para encontrar a função, você pode acessar o menu de arquivo dentro dos documentos. Assim, encontrará as opções de extensão para o download dos arquivos. Eles serão baixados direto em seu computador e armazenados em sua pasta principal.

Leia também: GOOGLE DRIVE: saiba como liberar mais espaço e economizar

5.Criar atalhos – como usar o Google Drive

Então, outra função que pode facilitar bastante o uso da plataforma é a criação de atalhos. Para quem utiliza muitos conteúdos, ou possui muitos dados compartilhados, essa funcionalidade ajuda a acessar de forma mais rápida e simples os arquivos.

Para criar atalhos, basta clicar nos três pontos ao lado da pasta (ou com o botão direito do mouse) e acessar o menu principal. Depois, clique em Organizar e em Criar Atalho, escolhendo em seguida o novo direcionamento para a pasta onde quiser.

6.Pesquisas dentro da plataforma

Para quem trabalha com muitos arquivos, outra forma de ter como usar o Google Drive é acessar a barra de pesquisas. Assim, você consegue encontrar de forma mais simples os dados que precisa.

A ferramenta funciona muito bem, com um sistema de sugestão de arquivos por nome dos conteúdos. Então, basta digitar uma parte e a plataforma irá sugerir os principais dados que podem ser os que você gostaria de acessar.

7.Registro de atualização dos arquivos

Para quem não quer perder nenhum dos conteúdos e alterações que você realiza, aprender como usar o Google Drive é fundamental. Assim, a plataforma possui um sistema de histórico das alterações que você faz nos conteúdos.

Essa é uma função bem útil, principalmente quando existem várias pessoas acessando os dados ao mesmo tempo. Dessa maneira, é possível acessar o registro e ele contém alguns dados importantes sobre o documento:

  • Nome do usuário que alterou;
  • Data de alteração;
  • Quais conteúdos foram alterados;
  • Download das versões anteriores.

Então, você pode acessar as versões antigas, caso perca algum dado ou faça alterações que não gostar. A mecânica é bem simples, basta clicar em restaurar e o documento voltará ao status que estava (porém, é preciso estar com a conexão ativa durante a edição).

8.Usando extensões (add-on) – como usar o Google Drive

Então, a nossa última dica de função da plataforma é a inclusão de add-ons para dinamizar seus arquivos e pastas. Dessa maneira, fica fácil conseguir adicionar outras funções, como tradução, organização, digitação por voz e até mesmo complemento de conteúdos.

Para encontrar as extensões, você pode acessar os arquivos e pesquisar as ferramentas de acordo com o tipo de add-on que quiser. Ainda, o próprio Google Drive fornece sugestões de complementos úteis para a utilidade.

Por fim, para descobrir mais dicas incríveis e funções escondidas em suas plataformas favoritas, continue por aqui conosco. Assim, deixamos vários posts úteis para te ajudar a tornar o uso de suas ferramentas ainda mais otimizado para diferentes atividades.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Obrigado por se cadastrar nas Push Notifications!

Quais os assuntos do seu interesse?