Como usar Instagram, Facebook e WhatsApp em seu negócio
Tanto grandes quanto pequenas empresas usam cada vez mais redes sociais para impulsionar seus negócios no Brasil. Com as restrições de circulação, lojas fechadas e medidas de isolamento social, a importância das redes sociais aumentou ainda mais. O número de negócios que utilizam essas plataformas foi de 59%, em maio, para 70%, no fim do ano passado.
Levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) concluiu que Instagram, Facebook e WhatsApp são as principais redes sociais utilizadas. O WhatsApp é utilizado por 84% das pequenas empresas que trabalham online. O Instagram tem 54% e o Facebook, 51%.
A pandemia do novo coronavírus pegou muitos negócios de surpresa. Com diversos estados decretando lockdown novamente, o uso das redes sociais em diversos tipos de negócios tende a ganhar mais importância novamente.
Apesar de poder – e ser recomendado – utilizar todas as redes sociais, o foco deve ser em WhatsApp, Instagram e Facebook, por serem as mais utilizadas. Os resultados de cada postagem também devem ser monitorados, para verificar ganho ou perda de seguidores após determinado conteúdo, assim como comentários e curtidas.
Promoções e cupons de desconto chamam atenção, mas as postagens devem ir além. Elas podem, por exemplo, mostrar processo de produção ou bastidores para chamar atenção e engajar. Isso humaniza a marca. Para humanizar ainda mais e criar vínculo maior com os seguidores, o dono do negócio pode aparecer nos posts. Crie um balanço entre as postagens para não parecer que todo conteúdo é promocional.
O visual é importante. Por isso, é recomendado criar um padrão no visual das postagens, com fontes, formato e cores definidas. Isso ajuda o negócio a ser reconhecido rapidamente. Por fim, posts pagos são importantes para maior agilidade no crescimento do negócio, focando no público-alvo certo. Mas os posts pagos de nada adiantam se o restante não mostrar e tiver qualidade.