As redes sociais geralmente são vistas como vilãs quando o assunto é concentração nos estudos. No entanto, é possível usar essas ferramentas a favor do aprendizado. Por meio dos computadores e smartphones é possível ter acesso instantâneo a informações e conteúdos variados.
Pensando nisso, apresentamos algumas dicas de como tornar as redes sociais aliadas do estudo. Confira a seguir.
Em primeiro lugar, você precisa ter um perfil direcionado aos estudos. Ao segmentar a função do seu perfil, você se distancia de conexão com familiares e amigos que, sem querer, podem interferir na sua concentração. Manter o foco é a principal dificuldade de quem precisa estar on-line. Por isso, o ideal é restringir o teor das informações que seu perfil pode ter acesso.
Outra dica é participar de grupos de discussão e outros fóruns de e estudo gratuitos disponíveis na rede social. Além de ser um método interativo de aprendizado, você poderá tirar dúvidas e compartilhar materiais com outros usuários. Os fóruns costumam servir também como uma fonte de divulgação de editais e outras informações relevantes para quem está estudando.
Desse modo, eles se tornam a melhor opção para trocar experiências e debater alguns temas. No entanto, é preciso filtrar os assuntos e fugir de discussões sem relevância visto que elas não contribuirão para o seu aprendizado.
Dê preferência a redes sociais que tenham poucos estímulos como imagens e vídeos, pois esse tipo de mídia costuma desviar a atenção com facilidade.
Se você é daqueles que ainda tem dificuldades em administrar o uso do celular, vale a pena apagar, ocultar ou desativar alguns aplicativos. Mesmo que apenas por algumas horas, desativar as notificações e definir um horário para visualizar as mensagens contribui efetivamente para o aumento da produtividade.
E aí? Gostou das dicas? Então deixe aqui o seu comentário!
Leia também Citação direta e indireta: como citar de acordo com a ABNT; saiba mais.