Muitos profissionais de recursos humanos estão preocupados em integrar as gerações X, Y e Z na mesma equipe e estão procurando maneiras de ajudar a trabalharem juntos produtivamente. E não é uma tarefa fácil, afinal, coordenar pessoas com objetivos e perspectivas de vida diferentes é desafiador. Por isso que hoje, apontaremos como unir as gerações X, Y e Z na empresa.
O aumento da expectativa de vida e a prevalência de convulsões sociais levaram a um novo fenômeno no local de trabalho: nunca tantas pessoas de diferentes idades trabalharam lado a lado. As empresas empregam trabalhadores das gerações X, Y e Z, cada um com seu próprio conjunto de habilidades, experiências e expectativas.
As organizações podem se beneficiar muito com a contratação de profissionais de diferentes gerações, pois isso aumenta a diversidade da equipe e incentiva o compartilhamento de conhecimentos e experiências.
No entanto, os conflitos também podem surgir simplesmente porque os indivíduos têm perspectivas diferentes sobre a vida e nem sempre correspondem.
Apesar de nossa humanidade compartilhada, existem algumas características definidoras que distinguem aqueles que nasceram sendo criados em um conjunto de circunstâncias daqueles que foram expostos a outras muito diferentes.
Assim, expectativas, visão de mundo, linguagem, desejos, motivações, métodos de aprendizado e perspectivas sobre o que constitui o sucesso e muitos outros fatores podem mudar de uma geração para outra, moldando nossos modelos mentais únicos no processo.
Consequentemente, lidar com várias gerações, como X, Y e Z, de uma, tornou-se um desafio significativo para recursos humanos hoje. A lacuna temporal pode causar atrito no local de trabalho todos os dias. Principalmente porque pessoas de diferentes idades têm expectativas diferentes de seus superiores, colegas de trabalho e empregos.
Assim, aprender as características compartilhadas que compõem essas comunidades é um primeiro passo necessário para entender como se conectar com eles.
As pessoas nascidas entre os anos de 1960 e o final da década de 1970, se identificam como parte da Geração X e tendem a ser altamente individualistas, competitivos e materialistas.
As pessoas dessa faixa etária (hoje entre 60 e 50 anos) valorizam os incentivos monetários, é superconfiante, extrovertida e com uma ideia positiva de ser um viciado em trabalho, que deseja subir rapidamente na escada corporativa.
Valorizam a posição social e as oportunidades de progressão na carreira.
A geração seguinte, Y, nasceu entre os anos de 1980 e 2000. A instabilidade econômica, a globalização e a mudança do analógico para o digital foram características que definiram sua vida. Esta geração é classificada como inquisitiva e autocentrada, com preferência por recompensas experienciais em vez de monetárias.
A geração Y se define por pessoas que almejam misturar trabalho e lazer, aproveitar a viagem em vez de esperar pelo fim de semana, férias ou aposentadoria.
Fica claro que a geração Y é formada por profissionais instantâneos que estão sempre em busca de algum tipo de recompensa por seus esforços, seja na forma de elogios ou recompensas materiais. Não funcionam bem sob regras estritas e precisam de um motivo para se preocupar com o sucesso da empresa para nela investir.
São os nascidos entre os anos de 2000 e 2010 são os verdadeiros nativos digitais. Cresceram com tecnologias revolucionárias e raramente entraram em contato com o mundo analógico.
É visto como um grupo de solucionadores de problemas pragmáticos que não atribuem rótulos a si, mas se esforçam para ser radicalmente inclusivos e abertos ao diálogo com aqueles que diferem de si mesmos.
A maneira como este grupo se sente em relação a uma empresa, está diretamente ligada aos seus valores pessoais, o que, por sua vez, afeta seus hábitos de compra e, possivelmente, sua carreira.
A geração Z quer segurança no trabalho, desde que, não comprometa seus valores. Eles também valorizam o respeito por sua singularidade e a oportunidade de fazer bom uso de suas habilidades tecnológicas.
Para unir as 3 gerações na empresa, é necessário compreender as semelhanças e diferenças entre as gerações, bem como o que motivam.
O integrante da Geração X gosta de reconhecimento social e monetariamente por seus esforços. Em contrapartida, o integrante da Geração Z preferiria utilizar recursos tecnológicos em seu trabalho.
Assim, a empresa deve desenvolver habilidades relacionadas à resolução de desordens. Dessa forma, a comunicação e reverência às diferenças também são excelentes estratégias para fazer com que as gerações X, Y e Z trabalhem juntas e causem os efeitos que a empresa deseja.