Empreendedorismo

Como transformar sua loja em e-commerce

O comércio virtual teve seu auge nos últimos anos e veio para ficar. Mesmo que sua loja física esteja em pleno crescimento, é possível aumentar a lucratividade abrindo um comércio na rede. Por isso que hoje, nós vamos ensinar como transformar sua loja em e-commerce.

As compras online têm uma grande probabilidade de permanecer no cotidiano das pessoas por muito tempo e, desta forma, as lojas físicas precisam criar meios para se adaptar neste ambiente virtual.

Transformar sua loja em e-commerce — Reprodução Canva

Como transformar sua loja em e-commerce

Para fazer esta transformação, é necessário que você tenha clareza que o funcionamento no meio digital é muito diferente daquele feito na loja física. Assim, vamos ensinar como fazer esse processo e inserir sua loja no e-commerce.

Faça o planejamento para a transição

Este processo não pode ocorrer de uma hora para outra. Você precisa planejar todos os passos que você irá desenvolver para seguir as etapas necessárias. Alinhe os processos para que você não perca tempo e nem dinheiro.

Decida, inicialmente, se a sua empresa irá atuar somente no meio digital ou se você manterá a loja física e acrescentará o e-commerce no negócio.

Na primeira opção, você poderá, inclusive, reduzir o espaço físico que utiliza no momento. A mudança de local vai gerar paralisação das atividades por alguns dias. Na segunda opção, você precisa destinar um espaço físico para atendimento do e-commerce, bem como delegar funções para essa atividade. 

Planeje também as estratégias para atrair os clientes até a loja virtual, como vencer a concorrência que será maior, entre outras questões.

Entenda quem é o seu cliente no e-commerce

Você perceberá que alguns produtos irão vender muito mais no mercado digital, enquanto outros vendem mais na loja física. 

Conheça quem é o seu cliente no e-commerce e trace estratégias de vendas voltadas para esse público.

Faça a contratação de uma plataforma de e-commerce

Você precisa contratar uma plataforma de compras virtuais para direcionar as suas atividades no meio digital. É a partir dela que seus clientes irão visualizar os produtos e realizar as suas compras, além de fazer os pagamentos.

É fundamental que você encontre algo que atenda às suas necessidades e a dos consumidores.

Além disso, é preciso que você invista na personalização, de maneira que sua marca seja vista e lembrada pelos clientes.

A plataforma tem que ser intuitiva e responsiva, para facilitar a experiência de compra. E não esqueça: muitos clientes podem acessar seu e-commerce através de smartphones, por isso é necessário que a loja esteja adaptada para atender esta necessidade.

Faça o planejamento de marketing digital

O marketing digital é a maneira correta de fazer sua propaganda através das redes sociais e das outras plataformas como o Google Ads e SEO, por exemplo. O Google Ads é uma ferramenta do Google para fazer anúncios publicitários, onde as técnicas de SEO são necessárias para que seu e-commerce tenha visualização em ferramentas de busca.

Invista em canais de suporte e atendimento ao cliente

Eles servirão para tirar as dúvidas em relação aos produtos vendidos, além de outras situações como: não conseguir realizar a compra no e-commerce, possuir dificuldades em realizar os pagamentos, fazer troca de produtos com defeitos, entre outras situações.

Oferta de maiores meios de pagamento de maneira digital

Você precisa prever os meios de pagamento que serão oferecidos aos clientes para realizar as compras no meio digital. O bom disso, é que é possível oferecer mais maneiras de realizar os pagamentos no online.

Normalmente, são aceitos como meios de pagamento online: cartão de débito e crédito, pix, TED /DOC, carteira digital e boleto bancário.

Prever como ocorrerá a logística dos produtos vendidos

Você precisa pensar como acontecerá a logística após a compra, até o produto chegar na casa do cliente. Para tanto, é possível oferecer a retirada do produto na loja física, ou entrega dos produtos na casa. Se for na mesma cidade, você pode pagar um motoboy para fazer o delivery.

Porém, se o pedido for para outra cidade, é preciso entrar em contato com empresas de transporte e prever a adição do frete na compra do produto. 

Por fim, siga as nossas sugestões e, se for para opinar, mantenha as duas formas de comercialização dos seus produtos: e-commerce e loja física. Ambos irão se complementar nas vendas e aumentarão a sua lucratividade.

Com as informações e dicas passadas no post de hoje, temos certeza que abrir seu próprio e-commerce será uma ideia bastante lucrativa e com grandes chances de sucesso, afinal, as compras no meio digital estão em alta cada dia mais!