Ter uma autoimagem mais positiva pode ser o objetivo de muitas pessoas. Entretanto, pouca gente de fato sabe diferenciar a autoimagem da autoestima, por exemplo, e por isso acabam por unir as duas coisas, criando estratégias de crescimento pessoal que talvez não sejam tão eficientes.
Por conta disso, trouxemos em nosso artigo o conceito de autoimagem e algumas considerações que poderão lhe ajudar a fazer com que você se enxergue mais positivamente. Acompanhe e entenda.
A autoimagem positiva, embora associe-se com a autoestima, não é a mesma coisa que o amor que temos por quem somos, de maneira global.
Mas sim, ela está relacionada com, de fato, a autoimagem que fazemos sobre nós: Nossa personalidade, imagem que transparecemos ao outro e, obviamente, nossa estética.
Em decorrência destes pontos, quando a autoimagem está prejudicada (você acha que não tem atributos físicos ou não gosta da sua própria personalidade, por exemplo), a autoestima pode sim ficar afetada.
Por conta disso, é preciso enxergar o que há de positivo em sua imagem e jeito de ser para assim construir mais autoconfiança e ter uma vida mais feliz e leve.
Veja quatro dicas de como ter uma autoimagem mais positiva e comece a praticá-las a partir de agora:
Antes de se olhar no espelho, pense que ele deve ser o seu conselheiro e não o seu crítico. Ou seja, não use-o apenas com um olhar negativo sobre a sua imagem, mas veja-o como um amigo que pode lhe dar dicas de quais cuidados especiais farão você se sentir bem.
Seguindo o ponto acima, ter uma autoimagem mais positiva está associado com um trabalho de longo prazo, que considera autocuidados importantes. Por isso, use o espelho como um conselheiro de autocuidado e pratique esta forma de melhorar a sua imagem. Faça isso diariamente!
Cuidar da sua saúde é essencial para ter uma autoimagem mais positiva. Isso porque quando adoecemos, acabamos formando uma autoimagem de fragilidade e até mesmo apatia.
Portanto, busque sempre praticar exercício, alimentar-se bem, ter uma rotina de sono e beber água o suficiente, todos os dias.
Os hábitos nocivos à saúde podem estar atrapalhando a sua rotina de autocuidado e fazendo com que você “se deixe de lado”. Por isso, busque trocar as horas na frente da TV por uma leitura bacana antes de dormir. Assim você alimenta a sua autoestima intelectual e terá uma imagem mais positiva sobre sua própria personalidade.
Cuidar de você mesmo não é apenas uma “rotina” qualquer, mas sim, uma necessidade que refletirá na sua qualidade de vida como um todo. Pense nisso!