Para quem mora no Rio de Janeiro saber como solicitar a Tarifa Social de Água da Cedae é uma dúvida constante. Isso porque, o subsídio do Governo Federal pode ser de grande ajuda para a população mais pobre do estado.
Então, se você mora no Rio e quer saber mais sobre o programa, não deixe de acompanhar até o final para ficar por dentro desse assunto.
A Tarifa Social de Água da Cedae é, assim como ocorre em outros estados, uma parceria da prefeitura e do Governo do Estado com a empresa. Aliás, esta que é responsável pelo abastecimento de água no Rio de Janeiro para as famílias de baixa renda.
Assim como acontece na Tarifa Social da Luz, o governo disponibiliza um desconto na conta de água do cidadão mensalmente. Consequentemente, o que pode ajudar bastante no orçamento familiar mensal dessa parcela mais vulnerável da população.
Aliás, o valor do desconto pode variar, de acordo com o consumo mensal da família.
A empresa estipula o valor do desconto com base na localização ou na condição da residência da família que tem o cadastro no programa.
Ao contrário de outras regiões do país, bem como outras tarifas do mesmo nicho, a Tarifa Social de Água da Cedae não se baseia na situação socioeconômica dos inscritos.
Atualmente, com a lei que estabelece o benefício, firmada em 2018, o valor da conta de água com a tarifa social para cada unidade residencial atendida não ultrapassa os R$18,45, para quem se habilitar ao programa.
Bem, o primeiro passo para fazer parte do programa é residir no Rio de Janeiro. Afinal, a Cedae é responsável pelo abastecimento de água e esgoto do estado.
Então, outra exigência para se eleger ao benefício é estar cadastrado no CadÚnico para programas sociais do Governo Federal. Sendo assim, pode solicitar o desconto da Tarifa Social e Água da Cedae:
Caso se enquadre em uma dessas categorias, você já pode solicitar a Tarifa Social de Água da Cedae.
Como já vimos anteriormente, para solicitar a inclusão do grupo familiar na Tarifa Social, é necessário cadastrar os dados de todos os membros no Cadastro Único do Governo Federal.
Feito isso, a Secretária de Saneamento Básico do estado do Rio de Janeiro fará a verificação dos dados. Em seguida, estipulará se o titular da conta pode se enquadrar nas condições para inclusão no programa.
Outra exigência do órgão para disponibilização do desconto na conta de água, é que somente uma unidade consumidora seja beneficiada por família. Ou seja, caso o titular possua mais de uma residência em seu nome, somente uma das duas poderá entrar na Tarifa Social de Água da Cedae.
Para ter direito a este benefício, o primeiro passo é se cadastrar no Cadastro Único do Governo Federal. Para isso, é necessário que o grupo familiar tenha um representante, que possua, no mínimo, 16 anos de idade.
Esse titular deve se encaminhar até o CRAS mais próximo a sua residência, ou até um ponto de atendimento do Cadastro Único. Então, deve levar os seguintes documentos pessoais:
Além disso, é necessário estar munido dos documentos de todos os membros do grupo familiar. Exemplificando, a Certidão de nascimento, CPF e RG dos menores de idade.
Um comprovante de residência atualizado também é obrigatório para o cadastramento da família
Feito isso, o grupo familiar já terá o cadastro feito no programa. Consequentemente, já poderá participar da Tarifa Social de Água da Cedae, bem como de outros programas sociais do Governo Federal.
Caso você e sua família já estejam devidamente cadastrados no Cadastro Único, mas não tenham sido aprovados para receber a Tarifa Social de Água da Cedae, é provável que os dados estejam desatualizados no sistema.
Caso isso aconteça, o ideal é ir até o CRAS ou a uma unidade do CadÚnico. Ao chegar lá deve realizar a averiguação e atualização cadastral. Agora que você já sabe mais a respeito da deste benefício concedido pela Cedae, faça o cadastro o mais rápido possível para ter direito ao benefício.